A Polícia Militar alerta para o “golpe do falso sequestro” em Caçador. O golpe consiste em ligações anunciando um suposto sequestro de alguma pessoa próxima, o criminoso informa que tem em seu poder um parente (filho, pai, mãe, avó, avô, primo, esposa, etc.), passando a exigir uma certa quantia em dinheiro para a liberação da pessoa. Os criminosos ainda passam a simular choros, vozes do ambiente e outros truques para convencer a vítima e acreditando na veracidade dos fatos, emocionalmente, a vítima acaba cedendo às pressões do infrator.
Na noite de sábado, 16, uma vítima depositou 3.000,00 reais, depois que recebeu uma ligação de um homem afirmando que a filha da vítima sofreu um assalto, e que iriam matá-la e estuprá-la se não depositasse ou transferisse o valor. O homem ainda pediu para que a vítima fosse para um hotel e ficasse sozinha em um quarto, o que foi realizado.
Algumas pessoas acharam estranho o comportamento da vítima e acionaram a Polícia Militar que constatou o golpe. Em outro caso na madrugada, a vítima desconfiou e chamou a Polícia Militar, que constatou se tratar de um golpe, porém um pouco antes o marido da vítima saiu de casa com o dinheiro.
Então a guarnição policial sugeriu que fosse tentando contato com os hotéis da cidade para encontrá-lo, e foi verificado que realmente o marido estava hospedado num hotel conforme o golpista tinha orientado.
A Polícia Militar alerta as pessoas para avisarem os parentes, sobretudo aqueles mais idosos, sobre estes golpes e informa-los que jamais façam depósitos em contas de pessoas estranhas.
Dicas para não cair em golpes pelo telefone
- Se alguém ligar dizendo que um parente ou amigo está em perigo, dando detalhes da pessoa, o ideal é manter a calma e, antes de qualquer atitude, telefonar para a pessoa que te disseram que está em risco para saber se é verídico. Se parecer real, mantenha a calma e acione a polícia através do número 190 antes de tomar qualquer outra atitude.
- Não atender ligações a cobrar, caso não estiver esperando.
- Não ligue de volta para um número suspeito, pois se for alguma fraude, você poderá mostrar que é vulnerável a golpes ao retornar à ligação.
- Desligue imediatamente caso receba uma ligação de um desconhecido dizendo ser de uma empresa ou órgão governamental solicitando dinheiro, número de documentos, dados de conta bancária ou cartão de crédito.