A Polícia Civil identificou um homem suspeito de organizar um evento para propagar o novo coronavírus. O rapaz, de 24 anos, foi levado para a delegacia na manhã desta quarta-feira (18).
De acordo com a polícia, o evento foi criado em redes sociais, e o encontro seria realizado na sexta-feira (20) no Largo da Ordem.
Sete pessoas, segundo a Polícia Civil, confirmaram presença no evento. Elas ainda serão ouvidas.
Infração
O delegado Danilo Zarlenga disse ao G1 que os envolvidos vão responder por infração de descumprimento de medida sanitária preventiva – prevista no artigo 268 do Código Penal.
“Ele disse que criou a página por brincadeira no Facebook”, afirmou o delegado.
Contudo, o delegado contou que o suspeito excluiu a página da rede social só depois de saber que estava sendo procurado pela polícia.
“A página foi compartilhada, e o evento era para reunir para propagar o novo coronavírus e eliminar várias pessoas da face da Terra”, explicou.
O suspeito afirmou, segundo o delegado, que não tinha a intenção que o evento fosse realizado.
Depois de ser ouvido no 1º Distrito Policial (D.P.), o suspeito assinou um termo circunstanciado e foi liberado. Ele não ficou detido por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, conforme o delegado.
O delegado contou que recebeu informações, na terça-feira (17), sobre o evento.
“O trabalho de inteligência está monitorando eventos no Centro de Curitiba. Nós identificamos [o suspeito] e o localizamos”, relatou. Então, foi levado ao 1º Distrito Policial.
Decreto
O Governo do Paraná publicou um decreto suspendendo eventos públicos com aglomeração de mais de 50 pessoas.
As aulas, por exemplo, ficam suspensas a partir de sexta-feira.