Mais de 700 quilos de cocaína foram apreendidos pela polícia no último domingo (6), em Santa Catarina. Esta foi a maior apreensão desse tipo de droga realizada pela Polícia Civil em toda a história.
Segundo o delegado Antônio Seixas Jóca, titular da Draco (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado), a apreensão ocorreu em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, quando um caminhão bitrem chegava a um galpão para descarregar a droga.
“É uma investigação que já vinha em andamento há alguns meses, até que na manhã de domingo foi identificado o caminhão bitrem transitando nas imediações de Palhoça, vindo do Paraná. Quando ele ingressou no galpão, que já vinha sendo monitorado, foi realizada a abordagem”, conta.
Do total apreendido, metade era cocaína e a outra metade pasta base, material usado na fabricação da droga. Segundo a Polícia Civil, apenas um quilo da pasta base rende dez quilos de cocaína, o que demonstra a dimensão da apreensão e de seu impacto para o crime.
Aliás, a polícia estima que o valor do prejuízo à organização criminosa seja de mais de R$ 20 milhões. Além do bitrem, foram apreendidos mais três veículos que estavam sendo carregados com drogas. Todo o material foi encaminhado à sede da Draco.
O motorista do caminhão e outras duas pessoas que cuidavam do galpão onde a droga seria descarregada foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico.