A polícia teria evitado o suicídio de uma jovem, de 19 anos, em Curitibanos, por conta do jogo “Baleia Azul”. O caso foi registrado na tarde desta terça-feira, 18.
De acordo com as informações do Michel Teixeira Notícias, a mulher encaminhou mensagem em um grupo do WhatsApp informando a sua intenção. Ela é mãe de uma criança de 2 anos.
As polícias Civil e Militar foram mobilizadas e chegaram ao local onde a mulher estava. A princípio, ela teria negado ser a responsável pela mensagem, mas depois admitiu ser a autora. O motivo: cumprir uma fase do jogo “Baleia Azul”.
A jovem foi levada à Delegacia para os esclarecimentos. A Polícia deve investigar o caso.
Caso sério
O caso do jogo Baleia Azul está ficando bastante sério. Em Santa Catarina, nas últimas 24 horas, se confirmado esse caso de Curitibanos, seria a terceira tentativa de suicídio por conta do jogo.
Pelo Brasil, os casos também se ampliam. De acordo com o Portal Banda B, somente na madrugada desta terça-feira, Curitiba teve cinco tentativas de suicídio de adolescentes.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes têm entre 13 e 17 anos, foram atendidos e encaminhados para acompanhamento em Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Em todos os casos, havia sinais de automutilação e ingestão de medicamentos, o que pode indicar relação ao “jogo” Baleia Azul, que propõe 50 desafios aos participantes e sugere o suicídio como última etapa.
Ainda não há confirmação se os casos têm relação com o jogo. A Prefeitura solicitou investigação à Polícia Federal. Além disso, serão desenvolvidas atividades de prevenção ao suicídio nas escolas com estudantes adolescentes, faixa etária alvo do jogo. A ação envolve as secretarias municipal e estadual de Educação.