O impasse da negociação entre indígenas e Defesa Civil de Santa Catarina para o fechamento da barragem de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, teve um desfecho na manhã deste domingo (8).
Ainda no sábado (7), o Governador Jorginho Mello (PL), confirmou o fechamento das duas comportas da barragem de José Boiteux para auxiliar na diminuição do impacto das enchentes na região.
Equipes da Defesa Civil fizeram uma reunião com a liderança da comunidade local. Um documento foi assinado determinando um acordo e as condições solicitadas pelos indígenas.
Entretanto, na chegada no acessos à barragem as equipes da Defesa Civil de Santa Catarina foram recebidas com barricadas e fogueiras montadas pelos indígenas.
Na manhã deste domingo (8), cestas básicas e um ônibus foram levados até a sede da barragem de José Boiteux e uma nova rodada de negociações foi iniciada.
Barragem de José Boiteux será fechada
Por volta das 7h49 da manhã, a Polícia Militar conseguiu acesso à barragem. Um conflito entre as forças de segurança do Governo de Santa Catarina e indígenas foi registrado. Ainda não há informações confirmadas se houveram feridos durante a operação.
A informação do fechamento das comportas foi confirmada pela Prefeitura Municipal de José Boiteux. A operação deve começar em breve.
Com informações Oeste Mais