A Polícia Civil de Joinville concluiu a investigação sobre a divulgação de notícias falsas durante a crise causada pelo coronavírus (Covid-19). Segundo a investigação, o autor da fake news anunciou em suas redes sociais a suposta atuação de grupo criminoso na região de Joinville.
O alarme foi alvo de investigação e a conclusão era de que se tratava de uma notícia falsa. A Polícia Civil também concluiu que o autor sabia que se tratava de uma fake news e anunciou o perigo em suas redes sociais causando pânico na população, que já sofria com o avanço da pandemia. O procedimento foi encaminhado ao Judiciário e ao Ministério Público para responsabilização criminal do autor.
Foi feito um Termo Circunstanciado contra o autor por falso alarma (contravenção penal, art. 41 da Lei das Contravenções Penais). O artigo prevê que provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto: Pena – prisão simples, de quinze dias a seis meses, ou multa.
Com informações Caco da Rosa