Como resultado de investigações das Delegacias de Timbó Grande e de Santa Cecília, a Polícia Civil de Santa Catarina realizou, na manhã desta quinta-feira (15), operação para desmantelamento de organização criminosa que se formou no município de Timbó Grande e vinha praticando diversos crimes. A “célula” da organização criminosa é uma daquelas que atua a nível estadual, dentro e fora dos presídios catarinenses.
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e mandados de prisão em Timbó Grande e Caçador.
Segundo apurado, os membros da organização criminosa são suspeitos da prática de crimes como homicídios, ocultação de cadáver, roubo, tortura, porte ilegal de armas, tráfico de drogas e organização criminosa.
Durante as buscas, foram efetuadas quatro prisões, sendo duas delas oriundas do cumprimento dos mandados e as outras duas pelos flagrantes dos crimes de posse ilegal de arma de fogo e de munições, e outra por tráfico e uso de drogas.
Foram coletadas diversas provas dos crimes, além de arma de fogo, munições de diversos calibres e maconha que era comercializada.
A operação contou com ao todo 50 policiais civis e 16 viaturas. No caso, os reforços vieram das Delegacias de Lebon Régis, Caçador, Videira, Curitibanos, Tangará, Campos Novos e Fraiburgo.
Todos os presos foram encaminhados a Delegacia de Polícia de Santa Cecília. Um deles foi liberado e responderá Termo Circunstanciado. Outro colocado em liberdade após pagamento de fiança arbitrada pelo delegado Cassiano Tiburski que coordenou a operação.
Já os alvos do cumprimento do mandado de prisão, após os procedimentos, foram encaminhados ao Presídio Regional de Caçador, onde permanecerão à disposição da justiça.
Segundo o delegado Cassiano, o nome da operação faz referência ao fato de a diligência ter desarticulado a célula da organização criminosa que havia se formado em Timbó Grande, prendendo parte dos membros e fazendo outros fugir da cidade.