Início / Colunas / Bastidores / A polêmica do Horário do Comércio e as ações da Infraestrutura – Por Marcio Cordeiro

A polêmica do Horário do Comércio e as ações da Infraestrutura – Por Marcio Cordeiro

Horário do Comércio

Chegou ao nosso conhecimento que nos últimos dias ocorreu uma fiscalização do comércio no Bairro Martello com relação aos horários de funcionamento de alguns estabelecimentos. Pelo que nos foi repassado, fiscais da prefeitura estiveram por lá e teriam aplicado algumas multas á lojistas que estariam abrindo suas empresas fora do horário permitido pela Lei municipal aprovada em dezembro de 2017.

Eu mesmo nem vou emitir aqui a minha opinião pessoal com relação a este assunto, no entanto gostaria de refrescar a memória de algumas pessoas que estão causando polêmica e tentando colocar a população contra quem hoje é apenas responsável pela fiscalização.

Horário do comércio I

Primeiramente gostaria de lembra-los que, o executivo municipal foi quem encaminhou à Câmara Municipal um projeto que tornava livre o horário do comércio a todas as atividades comerciais, industriais e de serviços, desde que respeitadas as normas relativas à segurança, ao bem-estar e ao sossego público por parte dos comerciantes. Portanto, fica claro que em todo o tempo, o prefeito Saulo Sperotto tinha a intenção de permitir que os lojistas tivessem a liberdade de abrir seus estabelecimentos em horários diferenciados, favorecendo principalmente as pequenas empresas.

Horário do comércio II

Outro ponto que vale ressaltar é de que na época em que o projeto foi votado, as principais entidades que foram contra o livre horário do comércio foram justamente os sindicatos patronal e do comércio, os quais sim, ao meu ver deveriam ser cobrados pelos comerciantes, já que segundo informações, as tais multas foram aplicadas principalmente ás empresas que estariam abrindo além do horário permitido pela referida lei, que só recebeu modificações por intromissão dos “representantes do comércio”, que pelo visto não estão representando com a devida competência.

Infraestrutura

Gostaria de aproveitar esta coluna para transmitir o agradecimento de diversos pais e moradores do Bairro Figueroa, ao ex-secretário de infraestrutura Ricardo Barbosa, pelo atendimento da reivindicação feita por eles, que trata da construção de calçadas no entorno da escola Walsin Nunes Garcia.

Confira as fotos do antes e do depois da obra.

Infraestrutura II

A Secretaria de Infraestrutura do município de Caçador é com toda a certeza uma das que mais bem funcionam nesta administração do prefeito Saulo Sperotto. Inicialmente, sobre o comando de Ricardo Barbosa, a pasta realizou obras importantes por toda a cidade. No interior, por exemplo, somente no primeiro ano do mandato, mais de dez pontes foram reformadas, dando melhores condições aos produtores rurais.

Já na cidade, obras importantes também foram realizadas, dentre elas a construção de faixas elevadas em locais onde frequentemente ocorriam muitos acidentes de trânsito. Este trabalho ainda continua sendo executado pelo agora secretário Amarildo Tessaro, o qual nesta área, é um grande conhecedor das necessidades do município, dada a experiência que adquiriu no mandato passado.

 

ATENÇÃO: Este portal não se responsabiliza por colunas assinadas, sendo os seus colunistas responsáveis pelo conteúdo veiculado. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Sobre Marcio Cordeiro

Sou o jornalista Marcio Cordeiro. Iniciei minha carreira jornalística no município de Canoinhas, em 2003, onde trabalhei na Rádio 98fm e no Jornal Ótimo. Em Caçador, trabalhei na Rádio Caçanjurê e fui editor do Jornal Extra. Também atuei temporariamente nos jornais Informe e Folha da Cidade. Atualmente sou proprietário do site PortalCDR e também assino a Coluna Quarto Poder, com assuntos e temas semelhantes aos que abordarei neste espaço. Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa Joair dos Santos Lima (ACIJO).

Veja também

Urgente: Menino de 7 anos cai em construção e ferro perfura o abdômen

Os Bombeiros de Lebon Régis atenderam na tarde desta quinta-feira, 20, uma ocorrência de queda …