Um projeto de lei de autoria do Vereador Ricardo Barbosa e aprovado nesta semana pela Câmara de Vereadores prevê o aproveitamento dos resíduos da poda e do corte de árvores em áreas do Município ou particular na confecção de adubo orgânico a ser utilizado nos canteiros da cidade e o horto municipal.
Segundo o autor da proposta, a ideia é dar uma destinação correta a este material, bem como gerar economia aos cofres públicos no que se refere à compra de abudos por parte da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
“Hoje, o Município e os próprios moradores fazem a poda nas áreas e precisam descarta-la em algum terreno por não terem o que fazer com esses resíduos. A proposta é que o Município utilize o picador disponível na secretaria, triture os galhos das árvores, deixe em compostagem e transforme posteriormente em adubo orgânico. Isso, além de ajudar o meio ambiente, já que esses galhos secos podem provocar incêndios, dará economia aos cofres públicos e podem ser utilizado nos canteiros da cidade”, argumenta Ricardo.