Notícias de Caçador e Região

Piloto de Fraiburgo é campeão na prova de Tangará da Copa Scherer 4×4 Carbon Free

A segunda prova do ano da Copa Scherer 4×4 Carbon Free de Rally Regularidade 4×4 foi realizada em Tangará no último sábado, dia 23 de junho. No total, 30 carros participaram do evento disputando os pódios das categorias Master, Graduado, Turismo e Novato. Em uma prova técnica e rápida, o piloto Paulo Lacowicz, de Fraiburgo, conquistou o primeiro lugar na categoria Novato. Paulo competiu ao lado do navegador de Joaçaba, Fábio Conte.

Durante quase quatro horas de prova, os competidores percorreram um total de 90 quilômetros. Apesar da falta de chuva durante a semana na região, o piso permaneceu liso em alguns trechos em meio aos reflorestamentos e garantiu mais emoção e diversão aos competidores. A prova ainda contou com passagens próximas a rios e encerrou em uma pista com médias justas, montada especialmente para fechar o evento com chave de ouro.

O piloto de Fraiburgo estava sem navegador até dois dias antes da prova de Tangará. Foi então que a organização do evento indicou o navegador de Joaçaba e a dupla se formou. Da novidade da estreia até o primeiro lugar no pódio, a distância que separou os dois momentos foi de apenas os 90 quilômetros percorridos pelos competidores durante o sábado.

Segundo Paulo o resultado foi uma surpresa. “O Fábio tem mais experiência, mas no meu caso esta foi somente a terceira prova que participei, mas tudo aconteceu certinho. A adrenalina foi alta em uma prova leve para os carros, mas se tivéssemos chuva isso mudaria um pouco. Estava tudo muito bem organizado, com certeza estarei presente nas próximas etapas”, afirma o piloto campeão da Novato.

Além de Paulo, a cidade de Fraiburgo também foi representada nos pódios do evento com o terceiro lugar de uma dupla da categoria Turismo, o piloto Edson Ziolkowski e o navegador Luciano Pasqual.

Após a entrega da premiação e confraternização na Pousada Rancho Moinho Velho, o diretor geral do evento, Filipe Diogo Paganini, avaliou que os objetivos da organização foram superados. “Nossa avaliação do evento é bem positiva. Contamos com um número de carros que superou as expectativas, considerando que um evento nacional de off-road estava acontecendo no mesmo final de semana no Estado. A prova foi bem aceita e bem considerada por todos que participaram, foi bastante técnica, exigindo muito do piloto e do navegador”, afirma Filipe.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4×4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Em Tangará, os competidores fizeram uma parada logo no início da prova para cumprir com essa etapa com o meio ambiente. A Prefeitura Municipal fez a doação das mudas e também cedeu o terreno para a plantação, que foi realizada no pátio da creche municipal.

A Copa Scherer 4×4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc), organização da West Eventos 4×4 Carbon Free e realização dos jeep clubes de Capim Dourado, Vale do Vinho, Pampa Jipe Clube, Piratuba Ipira e Jeep Club do Vale do Rio do Peixe. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote e Monroe Amortecedores. A etapa local de Tangará ainda contou com apoio de Sopasta.

Veja Também

Comentários estão fechados.