A vacina contra a Covid-19 da Pfizer vai ser produzida no Brasil a partir de 2022. A farmacêutica norte-americana e a parceira BioNTech confirmaram nesta quinta-feira (26) um acordo com a Eurofarma, laboratório de medicamentos genéricos, para fabricação do imunizante no país.
As instalações de equipamentos e atividades de transferência técnica e desenvolvimento começam imediatamente. As informações são do R7.
O acordo não cobre o processo de produção do RNA mensageiro do fármaco, que seguirá sendo feito nas instalações da Pfizer e da BioNTech, nos Estados Unidos.
Expectativa de produção
A expectativa da Pfizer/BioNTech é que a farmacêutica nacional produza mais de 100 milhões de doses prontas anualmente em plena capacidade operacional. Os imunizantes produzidos no país serão distribuídos na América Latina.
Segundo o vacinômetro do Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de doses da Pfizer já foram aplicados nos brasileiros, o que corresponde a mais de 17% dos vacinados.
O imunizante foi o primeiro a ter uso definitivo aprovado no Brasil e é o único que pode ser aplicado em adolescentes de 12 a 17 anos.
Acordos
O acordo entre a Pfizer/BioNTech e a Eurofarma é o terceiro entre farmacêuticas e laboratórios para a fabricação e imunizantes contra a Covid-19 no país.
O imunizante da Oxford/Astrazeneca é produzido pela Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), no Rio de Janeiro e a Coronavac, da chinesa Sinopharm, é feita no Instituto Butantan, em São Paulo.