Notícias de Caçador e Região

PF deflagra maior operação do ano contra tráfico de drogas em SC e outros nove Estados

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (23) a maior operação contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas de 2020. Ao todo serão cumpridos 215 mandados judiciais, sendo 66 de prisão e 149 de busca e apreensão. Os mandados são cumpridos em Santa Catarina e outros nove estados.

Além disso, R$ 400 milhões em bens dos investigados foram sequestrados por determinação da Justiça. Entre os bens estão aeronaves, imóveis e veículos de luxo.

Conforme apurado pela reportagem do ND+, em Santa Catarina foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Balneário Camboriú, Brusque e Itajaí, e outros dois de prisão em Balneário Camboriú e Rio do Sul.

De acordo com a PF, o esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens a ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias pessoas como “laranjas” e empresas fictícias, a fim de dar aparência legal ao lucro do tráfico.

A investigação durou mais de dois anos e aponta que os dois portos mais usados pelos traficantes eram os de Paranaguá, no litoral paranaense e o de Santos, no litoral paulista.

A operação

A operação nomeada de Enterprise se destaca ainda por ser a maior da história em apreensão de cocaína, pois durante a investigação foram anteriormente apreendidas 50 toneladas da droga nos portos do Brasil, da Europa e da África.

Tal volume de apreensões situa essa organização criminosa como uma das maiores em atuação no país. A Receita Federal atua em conjunto com a operação.

Além de Santa Catarina, são cumpridos mandados no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba.

Com informações ND Mais

Veja Também

Comentários estão fechados.