Maiores de 50 anos e trabalhadores da Saúde poderão receber a segunda dose de reforço (R2) da vacina contra a Covid-19 a partir de segunda-feira (6), conforme recomendação da SES (Secretária de Estado da Saúde). A orientação veio do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Até então, o ministério só havia liberado a quarta dose para pessoas com 60 anos ou mais, além de imunossuprimidos.
A orientação da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) aos municípios catarinenses é de que se tiverem doses disponíveis em estoque, já podem iniciar a aplicação da segunda dose de reforço neste público.
As vacinas usadas podem ser a Pfizer, AstraZeneca ou a Janssen. A segunda dose de reforço deve ser aplicada com um intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço. É importante que a população verifique junto a secretaria municipal de Saúde da sua cidade a estratégia de vacinação adotada.
Mais proteção
De acordo com o Ministério da Saúde, estudos apontam que a aplicação de mais de uma dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade, uma semana após a aplicação.
“É importante reforçar que todos mantenham a caderneta de vacinação em dia e concluam seu esquema primário e também que façam as doses de reforço”, ressalta Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da Dive/SC.