Search
Close this search box.

Pesquisas de mestrandas da UNIARP beneficiam gestores e docentes de Timbó Grande

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Motivadas pela possibilidade de envolver a formação de docentes e o desenvolvimento de projetos didáticos inovadores no decorrer de suas pesquisas, as estudantes do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP, Helena Castilho Zielinski e Erenita Hoffmann têm beneficiado gestores e docentes vinculados à Rede Municipal de Ensino de Timbó Grande, por meio de um programa de formação e do acompanhamento do planejamento do ano letivo. Voltada para a Educação Infantil e os anos inicias do Ensino Fundamental, a proposta conta com a participação de mais de 50 gestores e docentes que atuam nas diferentes escolas vinculadas à rede municipal.

Dia 13 de março foi realizado o segundo encontro do programa formativo. Na oportunidade, os docentes socializaram as iniciativas inovadoras planejadas no primeiro encontro e desenvolvidas até o momento em cada uma das escolas. “As iniciativas apresentadas demonstraram, além da valorização da cultura local, a articulação entre currículo e realidade e o estímulo à aproximação teórico-prática”, destacou a mestranda Helena. Segundo ela sua pesquisa avaliará a influência das iniciativas no estimulo à leitura, interpretação e produção textual, condições consideradas determinantes para a qualidade da educação.

A mestranda Erenita, cuja pesquisa avaliará os impactos do projeto elaborado pelos docentes, durante o programa formativo, no desenvolvimento dos estudantes do 5° ano comentou que um dos seus destaques é estimular o sentimento de pertencimento, por isso, a proposta tem envolvido a produção e comercialização da erva-mate, as rodas de chimarrão e o uso da gaita.

Indisciplina

Ao lembrar do início da pesquisa, comentou que sua intenção era pesquisar a indisciplina, contudo, após a primeira orientação convergiu seus esforços para dinamizar uma prática pedagógica que se aproxima da realidade dos estudantes, superando a ideia de que são os estudantes que precisam se adaptar a um ensino descontextualizado.

Relevância das iniciativas

A professora do programa de mestrado e orientadora das duas mestrandas, Marlene Zwierewicz, destacou a relevância das iniciativas apresentados, ressaltando que a proposta formativa e o projeto elaborado colaborativamente pela equipe de Timbó Grande têm respaldo nas discussões das Redes Internacionais de Escolas Criativas (RIEC e RIEC Brasil). “Nesse sentido, além do apoio internacional, a intervenção das mestrandas tem o compromisso de contribuir para a prática pedagógica, atendendo um dos requisitos do Programa de Mestrado Profissional que prioriza o desenvolvimento da pesquisa aplicada”, explica a professora.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp