Notícias de Caçador e Região

Pesquisa Ipespe para presidente: Lula tem 44%; Bolsonaro, 35%

Pesquisa Ipespe/Abrapel para as eleições presidenciais de 2022, divulgada neste sábado (3), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

 

A nova pesquisa, segundo o Ipespe, se trata de um termômetro com base na repercussão das comunicações das campanhas dos candidatos ao cargo de presidente.

 

No levantamento anterior, publicado em 31 de agosto, Lula aparecia com 43%, e Bolsonaro, com 35%, variando dentro da margem de erro.

 

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Em seguida, estão Felipe D’Avila (Novo) com 1%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

 

Outros seis candidatos incluídos na pesquisa foram citados pelos entrevistados, mas não chegaram a 1%: Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (DC) e Roberto Jefferson (PTB).

 

Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 3%. Os que não souberam ou preferiram não responder são 2%.

 

Mil e cem pessoas foram entrevistadas por telefone entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento tem 95,45% de confiança.

 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09344/2022.

 

Veja abaixo os resultados.

 

Primeiro turno

Intenção de voto estimulada para presidente

 

Lula (PT) — 44%

Bolsonaro (PL) — 35%

Ciro Gomes (PDT) — 9%

Simone Tebet (MDB) — 5%

Felipe D’Avila (Novo) — 1%

Soraya Thronicke (União Brasil) — 1%

Pablo Marçal (Pros) – 0%

Sofia Manzano (PCB) — 0%

Roberto Jefferson (PTB) – 0%

Vera Lúcia (PSTU) — 0%

Leonardo Péricles (UP) — 0%

José Maria Eymael (DC) — 0%

Branco/Nulo/Não vai votar – 3%

Não sabe/Não respondeu – 2%

Segundo turno

O Ipespe/Abrapel também simulou um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Em relação à pesquisa anterior, de agosto, o petista manteve os 53%, assim como o atual presidente que manteve os 38%.

 

Intenção de voto estimulada para presidente

 

Lula (PT) — 53%

Bolsonaro (PL) — 38%

Branco/Nulo/Não vai votar/Não sabe/Não respondeu – 9%

 

Com informações CNN

Veja Também

Comentários estão fechados.