Notícias de Caçador e Região

Pesquisa financiada pela UNIARP estuda a relação entre TV e Filosofia

O projeto de pesquisa “TV e Filosofia”, coordenado pelo professor e pesquisador Joel Cezar Bonin, financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da UNIARP iniciou os trabalhos de coleta de dados junto a adolescentes estudantes da Escola de Educação Básica Albina Mosconi, localizada no município de Macieira-SC.

A pesquisa objetiva relacionar os temas filosóficos da atualidade (ética, política, escolhas profissionais e os dilemas da vida) com séries de TV que apontam a interligação entre o mundo “da vida” e o mundo da TV. Os temas discutidos vão desde a relação entre a ciência e fé (1º Ano), passando pelo problema da fidelidade conjugal, da ética marital e do mundo das tecnologias (2º Ano), até os problemas interpessoais decorrentes do uso inadequado das redes sociais online (3º Ano).

“A ideia é demonstrar que a filosofia não é uma disciplina ‘inútil’ e que deve apenas constar na grade curricular do Ensino Médio. Seu papel é mais crítico e sua presença tem uma função muito mais interdisciplinar do que se possa imaginar. Trata-se de revelar aos estudantes que veem filmes e séries que existe saber lá, mas de forma velada”, afirma o professor Joel.

filosofia e tv (1)

As séries trabalhadas na operacionalização da pesquisa são: Lost, Black Mirror e South Park. No mês de novembro, novas séries e temas serão abordados. Além da escola de Macieira, o Colégio de Aplicação da UNIARP também é local da pesquisa. Ambas as escolas serão submetidas a mesma proposta e, ao final, o projeto almeja analisar a correlação entre conhecimento teórico (o saber filosófico) e o saber prático (o mundo do cinema e das séries de TV) como facilitador do aprendizado dos adolescentes, indiferente de ser em escola pública ou privada.

O professor Joel destaca ainda que esta pesquisa possui suas bases teóricas nos resultados das pesquisas conduzidas por William Irwin, Professor e Pesquisador da Universidade da Pensilvânia (EUA), quando relacionou pela primeira vez a ideia de cultura popular e filosofia, com o livro “Seinfeld e a Filosofia: um livro sobre tudo e nada”.

wpp

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.