Notícias de Caçador e Região

Pesquisa de acadêmico da UNIARP analisa a saúde mental dos profissionais de enfermagem

No curso de Psicologia da UNIARP os acadêmicos são orientados à realização de pesquisas voltadas ao desenvolvimento social regional. Os acadêmicos realizam leituras interdisciplinares, projetos integradores, atividades extensionistas, estágios e pesquisas durante a graduação. Todas essas atividades são orientadas e supervisionadas por professores com formação acadêmica e experiência profissional.

No segundo semestre de 2022, o acadêmico da 10ª fase do curso de Psicologia, Guilherme Sttocco da Silva, orientado pelo professor mestre Clayton Luiz Zanella, realizou uma pesquisa na disciplina de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa: “Avaliação de Traços de Ansiedade e Depressão em Enfermeiros(as) que Atuam no Sistema Único de Saúde em um Município do Meio Oeste Catarinense”, teve como foco levantar informações sobre a saúde mental de enfermeiros e enfermeiras que atuam na saúde pública de Caçador-SC. No total, participaram da pesquisa 43 profissionais.

O projeto de pesquisa foi aprovado pelo CEP-Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos da UNIARP e teve como metodologia aplicação de entrevistas e testagem psicológica.

Os resultados da pesquisa serão publicados na modalidade de artigo científico. Também estão apresentados oficialmente para os profissionais em data a ser confirmada.

Professor e orientando estiveram, recentemente, apresentando os resultados da pesquisa ao secretário Municipal de Saúde, Roberto Marton Moraes, tendo em vista a importância dos resultados no planejamento da saúde pública de Caçador.

O professor orientador, Clayton Zanella explica que os objetivos da pesquisa foram plenamente atingidos e servem como importante baliza para melhorar ainda mais a qualidade do ambiente de trabalho dos profissionais enfermeiros e enfermeiras e destacar o quanto esses profissionais são essenciais para a comunidade. “Merecem sempre nosso carinho e respeito”, frisa.

O acadêmico Guilherme fez questão de agradecer, em nome da universidade, todos os enfermeiros e enfermeiras que participaram gentilmente da pesquisa.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.