Notícias de Caçador e Região

Pesquisa da UNIARP investiga a variação no preço de combustíveis e gás de cozinha

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), sob a supervisão do professor mestre Leandro Hupalo, revelou o preço praticado para combustíveis (gasolina comum e aditivada, etanol, diesel e diesel S10) e gás de cozinha (botijão de 13 kg) entre os meses de julho e setembro, deste ano, nos municípios de Caçador e Fraiburgo.

Tanto em Caçador quanto em Fraiburgo, os combustíveis sofreram aumentos no preço praticado no mês de julho em comparação ao mês de setembro. Em Caçador, entre o preço aferido em julho e o preço aferido em setembro, o etanol (14,78%) foi o combustível que apresentou maior variação positiva e o diesel (3,41%) foi o combustível com menor variação positiva de preço, de modo que o gás de cozinha apresentou uma variação de 2,96%.

Já em Fraiburgo, na mesma comparação, o combustível que apresentou maior variação positiva foi o etanol (7,08%) e a gasolina comum (4,78%) foi o combustível com menor variação positiva de preço, de modo que o gás de cozinha apresentou uma variação de 7,71%.

A pesquisa consiste no levantamento do preço do litro dos combustíveis e do gás de cozinha quinzenalmente, de modo que os estabelecimentos visitados por acadêmicos bolsistas orientados pelo professor. A pesquisa tem o objetivo de divulgar o preço médio dos combustíveis e do gás de cozinha nos municípios, bem como sua variação a partir de relatórios mensais.

O estudo da UNIARP, é realizada com financiamento do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP), UNIEDU e do Programa de Apoio à Extensão e Cultura (PAEC), sendo mantidos oito acadêmicos bolsistas. Para ter acesso ao relatório completo, acesse: https://www.uniarp.edu.br/home/combustiveis-pesquisa-uniarp/

 

Veja Também

Comentários estão fechados.