Search
Close this search box.

Pesquisa Atlas/Bloomberg aponta derrota de Lula contra nomes da direita em cenários de segundo Turno

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Segundo

O segundo turno das próximas eleições ficaria com candidatos da direita é o que aponta uma pesquisa eleitoral da  AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta sexta-feira (30). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria derrotado em cenários de segundo turno caso enfrentasse os candidatos da direita: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) ou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Este cenário já havia sido antecipado por um levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado no início do mês, que focava apenas em eleitores de São Paulo. Vale lembrar que Jair Bolsonaro está inelegível e responde a processo por golpe de Estado.

Cenários de segundo turno

A pesquisa simulou sete cenários de segundo turno, com Lula enfrentando diferentes nomes da direita. Em todos eles, o atual presidente oscila entre 44% e 45,5% das intenções de voto.

  • Jair Bolsonaro (PL) x Lula (PT): Bolsonaro 47,5% x 45,5% Lula.
  • Michelle Bolsonaro (PL) x Lula (PT): Michelle 49,8% x 45,5% Lula.
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Lula (PT): Tarcísio 48,9% x 45,1% Lula.

Nessas três simulações, os votos “branco, nulos e não responderam” oscilam entre 4,9% e 7%.

Contra os demais adversários simulados, o atual presidente venceria, com o percentual de indecisos subindo.

  • Lula (PT) x Romeu Zema (Novo): Lula 45,2% x 39,5% Zema.
  • Lula (PT) x Ratinho Júnior (PSD): Lula 45,2% x 36,1% Ratinho Júnior.
  • Lula (PT) x Ronaldo Caiado (União Brasil): Lula 45,2% x 36,1% Caiado.
  • Lula (PT) x Eduardo Leite (PSD): Lula 44% x 22,6% Leite, com 33,4% de indecisos.

Cenários de primeiro turno

A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg simulou quatro cenários para o primeiro turno:

  • Cenário 1 (Repetição de 2022): Jair Bolsonaro aparece com 46,7%, seguido por Lula, com 43,9%. Ciro Gomes (PDT) fica em terceiro com 3,8%, e Simone Tebet (2,1%). Brancos e nulos somam 2,5%.
  • Cenário 2 (Lula x Tarcísio como principal nome da direita): Lula lidera com 44,1% contra Tarcísio de Freitas (33,1%). Mais atrás aparecem Ronaldo Caiado (4,7%), Pablo Marçal (PRTB – 4,6%), Ciro Gomes (3,6%), Ratinho Júnior (2,1%), Eduardo Leite (1,8%) e Romeu Zema (1,4%). Os dois pré-candidatos do PSD (Ratinho Jr. e Eduardo Leite) aparecem nessa e nas demais simulações.
  • Cenário 3 (Lula x Michelle Bolsonaro como principal nome da direita): Lula lidera com 44,4% contra 35,5% de Michelle Bolsonaro. Caiado, Ratinho Júnior e Eduardo Leite oscilam pouco. Zema pula para 4%, na terceira colocação, e Marçal despenca para 2,1%.
  • Cenário 4 (Sem Lula): Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, é o candidato do PT e aparece em segundo lugar, com 33%, contra 33,7% de Tarcísio de Freitas. Ciro Gomes é quem mais cresce, aparecendo em terceiro, com 8,1%. Na sequência, aparecem Caiado (4,5%), Marçal (4,4%), Ratinho (2,5%), Leite (2,1%) e Zema (1,7%).

A pesquisa eleitoral AtlasIntel/Bloomberg foi realizada com 4.399 respondentes, sob recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), entre os dias 19 e 23 de maio. Ela possui 1 ponto percentual de margem de erro e nível de confiança de 95%.

LEIA MAIS 

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp