Notícias de Caçador e Região

Pescadores de SC são presos com meia tonelada de cocaína na Espanha

Três pescadores de Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, estão entre os sete homens presos na Espanha após serem flagrados em um barco de pesca com 560 quilos de cocaína.

Uma operação da Guarda Civil do país europeu, em conjunto com a Polícia Nacional e a Vigilância Aduaneira da Agência Fiscal, interceptou o barco “Mestre Doca I”, que teria saído de Guaratuba (PR), perto das Ilhas Canárias.

O flagrante ocorreu depois que organizações internacionais, como o Centro de Análise e Operações do Atlântico e o Centro de Inteligência contra o Terrorismo e o Crime Organizado, apuraram o possível envolvimento da embarcação no tráfico internacional de drogas.

A partir disso, o barco foi localizado na madrugada do dia 19 de janeiro. Ao suspeitarem da aproximação das autoridades, os tripulantes tentaram fazer manobras para fugir, o que aumentou ainda mais as suspeitas de que estariam realizando atividades ilegais.

A interceptação foi complicada por causa de uma tempestade no local, que poderia causar o transbordo da carga, dificultando a detecção do esconderijo. Dentro da embarcação pesqueira de 19 metros de comprimento, havia várias bolsas usadas habitualmente para o tráfico de cocaína.

Os sete tripulantes da embarcação foram detidos, entre eles seis brasileiros e um francês. Já o navio foi apreendido e encaminhado ao porto de Santa Cruz de Tenerife.

Segundo a Guarda Civil da Espanha, a chamada “rota do Atlântico da cocaína” é conhecida por utilizar barcos pesqueiros vindos da América do Sul a fim de transportar drogas até o meio do Atlântico para posterior entrada no continente europeu.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.