A Autopista Litoral Sul terá reajuste de 13,04% conforme portaria publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 23. O valor de R$2,60 passará a valer a partir desta sexta-feira, 24.
O trecho sob concessão compreende as rodovias BR-116/Contorno Leste, BR-376/PR e BR-101/SC, com cinco praças de pedágio entre Curitiba e Palhoça, nos municípios de São José dos Pinhais, Garuva, Araquari, Porto Belo e Palhoça.
O percentual de reajuste aprovado considerou a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses, as desapropriações do Contorno Rodoviário de Florianópolis e o reequilíbrio do contrato de concessão relacionado a Lei dos Caminhoneiros, que prevê a não-cobrança dos eixos suspensos para caminhões vazios e o aumento da tolerância dos limites de peso, passando de 5% para 10%.
A mudança, segundo a concessionária, causa o incremento do sobrepeso no pavimento e consequentemente o desgaste prematuro, acarretando no aumento do programa de manutenção do pavimento.