Os preços das passagens de ônibus que fazem trajetos intermunicipais em Santa Catarina vai aumentar. O aumento foi autorizado pela Aresc (Agência de de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina) na semana passada.
O índice de revisão para serviço urbano é de 17,39%, e para serviço rodoviário de 16,14%, segundo resolução publicada pela Agência na última sexta-feira (8). As novas tarifas reajustadas poderão ser aplicadas a partir de 7 de agosto.
A revisão dos valores foi autorizada para as empresas Auto Viação Catarinense Ltda, Empresa Reunidas Transportes Coletivos S/A, Empresa Reunidas Transportes S/A e Empresa Real Transporte e Turismo S/A.
A Aresc considera a assinatura do Termo de Acordo entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e o MPSC (Ministério Público do Estado de Santa Catarina), que regulariza o transporte intermunicipal, em dezembro de 2021.
Posteriormente, foi assinado um Termo de Compromisso Provisório entre as empresas e a SIE, entre janeiro e fevereiro de 2022, que estabelece que “o cálculo para revisão das tarifas será efetuado pela Aresc e deverá ser aprovado pela Diretoria Colegiada respeitada a data base”. O acordo prevê reajuste na data base, que é 31 de março.
Em meados de junho, a Aresc confirmou aumento nos preços das passagens de ônibus na Grande Florianópolis. O reajuste para serviço urbano é de 15,54%, e para serviço rodoviário de 14,91%.
As empresas que operam o transporte entre os municípios da região poderão aplicar a nova tarifa em meados de julho. Os novos preços de cada passagem vão variar de acordo com o trecho.
Com informações ND Mais