Carga de cocaína seria enviada para a Bélgica por navio
Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) e servidores do Departamento Nacional de Ingressos Tributários do Paraguai apreenderam no fim da tarde desta segunda-feira, dia 15, o maior volume de cocaína já interceptado no país.
A droga estava escondida entre sacos de açúcar que seriam transportados, de navio, até o Porto de Antuérpia, na Bélgica. Segundo a Senad, mais de 4 toneladas da substância foram localizadas no interior de apenas um dos quatro contêineres retidos. Outros três contêineres com carga suspeita serão vistoriados ao longo desta terça-feira, dia 16.
Ainda de acordo com a Senad, só a carga de cocaína já contabilizada representa um prejuízo para o narcotráfico da ordem de US$ 240 milhões (mais de R$ 1,2 bilhão). A droga foi apreendida a bordo de um navio, no Porto de Caacupe-mí, no Rio Paraguai, na região metropolitana de Assunção.
A apreensão recorde de cocaína é resultado da Operação Doçura, que, segundo a agência de notícias estatal IP Paraguai, se baseou em “informações prévias sobre a possível saída de uma importante carga de drogas com destino a Europa”, envolvendo uma carga total de 17 toneladas de açúcar.