Acadêmicos da disciplina de Tecnologia e Educação, da 7ª fase do curso de Pedagogia da Uniarp, participaram no dia 25 de abril, de uma palestra sobre o uso das Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação.
A atividade teve como objetivo estabelecer uma relação dos conceitos discutidos nas aulas da disciplina com a sua aplicação prática nas escolas da rede municipal de educação de Caçador.
Os professores Adalberto e Doca, do Núcleo de Tecnologia Educacional, da Secretaria Municipal de Educação de Caçador apresentaram aos acadêmicos informações sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo); o histórico e o cenário atual da utilização da Tecnologia Educacional nas escolas municipais de Caçador; projetos de utilização de tecnologias que estão em andamento nas escolas atualmente e que ainda serão implementados; e recursos tecnológicos que podem ser usados pelos professores como ferramenta de suporte pedagógico em sala de aula.
Além disso, desenvolveram um workshop com o Kahoot, uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos, usada como tecnologia educacional em escolas e instituições educacionais.
O professor da disciplina, Carlos Alberto Zorzo, ressaltou que o pano de fundo da atividade era desmistificar a ideia de que o uso das tecnologias educacionais é algo que se possa escolher usar ou não, visto que as tecnologias estão cada vez mais estão presentes na vida das pessoas e deveriam ser incorporadas pelas escolas para lidar com os novos desafios da Sociedade da Informação e Conhecimento.
O coordenador do curso de Pedagogia, professor Itamar Fávero, ressalta que este estreitamento das relações entre a Universidade e a rede municipal de ensino contribui para agregar valores pessoais e profissionais à formação dos alunos, auxiliando na compreensão dos assuntos abordados em sala de aula e motivando-os para o exercício futuro do magistério.
A Uniarp gostaria de agradecer aos professores Adalberto e Doca e à Secretaria Municipal de Educação de Caçador pela contribuição dada à formação dos nossos acadêmicos.