Notícias de Caçador e Região

Palestra sobre prevenção às deficiências e visita dos alunos Projeto Pescar marcam encontro dos Vereadores Mirins

Os vereadores mirins de Caçador receberam na manhã desta segunda-feira (29) a visita dos integrantes do Projeto Pescar, da empresa Frameport, e das representantes do Programa Saúde e Prevenção da APAE, Silmara Moraes e Simone Sabadin. Durante a manhã eles receberam orientações e puderam conhecer um pouco mais dos trabalhos efetivados pelos visitantes.

Na primeira parte da capacitação, as profissionais da APAE destacaram os tipos e as causas das deficiências, as incidências e estimativas a nível nacional, os níveis de prevenção e os sinais de alerta para detectar possíveis casos antes e durante a gestação. Além disso, enalteceram a importância da valorização da vida e o respeito às diferenças.

Silmara explica que atualmente 70% dos casos podem ser evitados se houver a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e medidas importantes buscando, especialmente, o atendimento médico.

Em seguida, os jovens puderam socializar o trabalho da Câmara Mirim e conhecer um pouco mais sobre o projeto Pescar, que já existe no Brasil há 45 anos e está na vigésima turma na empresa Frameport, impactando positivamente na sua mudança de comportamento e visão de mundo dos participantes.

De acordo com o instrutor e coordenador do projeto, Edson Sidinei Hubner, o atual grupo possui faixa etária de 15 e 16 anos, em um processo de capacitação com carga horária de 960 horas distribuídas durante o ano. Deste total, 60% se refere ao desenvolvimento humano e 40% a conhecimentos técnicos e profissionalizante.

As atividades são desenvolvidas em três eixos: pessoal, profissional e cidadania, sendo este motivo de o grupo estar presente na palestra na Câmara.

“Hoje realizamos na prática o exercício da cidadania. Nada melhor que estar nesse espaço para conhecer melhor os trabalhos da Câmara, principalmente trocando experiências com outros jovens que estão nessa perspectiva também”, destaca Edson.

 

 

 

Veja Também

Comentários estão fechados.