Palestra: Cuidado Farmacêutico em Asma na UNIARP

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A UNIARP recebeu dia 29 de outubro a professora Dra. Eliane A. Campesatto. Ela ministrou palestra sobre o cuidado Farmacêutico em Asma com ênfase em técnicas no uso dos dispositivos inalatórios. O evento teve a participação de acadêmicos e professores do curso de Farmácia. A Dra. Eliane é professora da Universidade Federal de Alagoas e membro da Comissão de Ensino do CRF-AL e do GT de Saúde Pública do CFF.

O farmacêutico é o profissional que tem contato direto com o paciente e é que dispensa estes os dispositivos inalatórios. O maior desafio no tratamento da asma ainda é a baixa adesão do paciente que se dá por diversos fatores, entre eles a falta de conhecimento do uso correto dos dispositivos inalatórios (mais de 50% dos pacientes usa incorretamente), o que reforça a ideia que o acompanhamento farmacêutico é de suma importância ao manejo deste paciente.

Estas questões foram abordadas na palestra realizada em Videira, Caçador e Chapecó.

Os assuntos abordados consideram todas as questões relacionadas a Asma: conceito, epidemiologia, fatores de risco, fisiopatolologia, diagnóstico, controle dos fatores de risco e tratamento farmacológico. Dispositivos inalatórios e aparelho de medida de pico de fluxo expiratório: teoria e demonstração prática do uso dos mesmos.

O objetivo é preparar os participantes para orientar os pacientes sobre o uso correto dos dispositivos inalatórios disponíveis no mercado e aptos a realizar o acompanhamento farmacoterapêutico por meio do medidor de pico de fluxo expiratório.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp