Uma palestra promovida pelo psicólogo da APAS, Paulo Assis Crasnhak Filho, referente aos perigos expostos na internet, marcou mais uma etapa de capacitação dos Vereadores Mirins de Caçador. O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira (12), no Plenário Osvaldo José Gomez.
Os cuidados com a exposição pessoal nas redes sociais, os perfis dos criminosos e os crimes virtuais mais comuns, como evitar cair em um golpe ou agir nas situações em que se é vítima na internet foram alguns dos temas abordados pelo palestrante.
Segundo ele, a preocupação com as crianças e adolescentes aumentou depois dos últimos acontecimentos envolvendo o Jogo da Baleia Azul, que consiste em um processo de lavagem cerebral, via internet, a adolescentes vulneráveis que devem realizar tarefas como acordar de madrugada, assistir filmes de terror e praticar a automutilação. O último comando do jogo é o suicídio.
“A internet é uma terra sem fronteiras e infelizmente também é lugar de pessoas mal-intencionadas. Por isso, todo o trabalho de conscientização é importante, especialmente às crianças e adolescentes que vivenciam a fase de conflitos, de formação de conceitos e de personalidade”, disse.
Paulo afirmou ainda que, atualmente, inúmeras pessoas são vítimas de crimes cibernéticos no país, mas que, segundo dados, menos de 25% procuram a polícia para fazer denúncia. “A maioria por medo ou vergonha, inclusive em Caçador”, afirmou.
O psicólogo encerra fazendo alerta aos pais, que precisam acompanhar o que o filho está acessando e quais são suas amizades virtuais. “Esta é a primeira geração que está convivendo com as redes sociais. Antigamente, fechávamos a nossa casa e estávamos protegidos de qualquer perigo, hoje não. Por isso, cabe aos pais se informar com quem seus filhos conversam, que sites acessam e observar possíveis mudanças de comportamento”, finalizou.