Notícias de Caçador e Região

Padre Márcio se despede da paróquia do Berger

O padre Márcio Martins Rosa se despediu, neste sábado, 3, da paróquia Cristo Redentor, do Berger, em Caçador. Na celebração, a igreja ficou lotada de fiéis que vieram participar da Santa Missa em Ação de Graças que marcou o encerramento dos seis anos de atividades do pároco.

Recebido festivamente pela comunidade presente, padre Márcio presidiu uma linda e abençoada celebração concelebrada pelos padres João e Xiru, marcada por momentos de forte emoção e gratidão.

Padre Márcio chegou à paróquia Cristo Redentor no dia 20 de janeiro de 2011 quando a mesma passava por um momento conturbado e de muitas incertezas. Chegou ainda na condição de seminarista sendo ordenado Diácono no dia 27 de março e sacerdote no dia 2 de julho.

O fortalecimento das pastorais já existentes e a reativação de algumas que estavam sem atuar bem como a criação de novas pastorais, movimentos e serviços em prol da comunidade, foram ações que bem demonstraram a sua preocupação com a família e as pessoas, pois ele sempre foi exemplo vivo de como a família é o alicerce fundamental para a vida cristã.

Embora de grande simplicidade, Padre Márcio também foi ousado em seus propósitos. Soube com muita sabedoria e competência fazer a diferença na paróquia. Entre muitas outras ações administrativas desafiou a comunidade a adquirir um terreno, ao lado da Igreja Matriz, com valor superior a R$ 300.000 reais, sem ter qualquer recurso em caixa. Entusiasmado, mas muito centrado, em pouco tempo conseguiu mobilizar toda a comunidade paroquial e, assim, um antigo sonho da comunidade se tornou realidade, estando hoje o terreno pago, escriturado e à disposição de todos os paroquianos.

[tie_slideshow]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[/tie_slideshow]

Nas atividades pastorais e celebrativas, sempre atuou de forma em que ocorresse a aproximação e participação da comunidade. Criou a Escola da Fé, motivou e incentivou a realização das Missas Caboclas e das encenações de Natal e implantou a Festa das Comunidades como forma de integração de todas as vinte e uma comunidades da paróquia. Atuando com as crianças e jovens, motivou-os a participar das celebrações atuando como coroinhas e acólitos, tendo hoje uma grande participação neste serviço. Atento à devoção de um grupo de fieis à Santa Rita de Cássia, motivou-os e organizou uma novena em sua honra que, anualmente, no mês de maio, passou a reunir milhares de fiéis, não só desta, mas das demais paróquias da cidade, sendo esta, entre as mais diversas atividades celebrativas por ele implantada na paróquia, a mais significativa.

Assim foi Padre Márcio em nossa comunidade. Atuou em harmonia com os vigários paroquiais, Pe. João Cláudio Casara, Pe. Marlon Malacoski, Pe. Idlauson Pitt e Pe. Rubem Dutra de Davila (Pe. Xiru) e o diácono permanente Leozene Vidal (Diácono Léo) e sua caminhada será lembrada para sempre.

Em sua homilia de despedida, enfatizou a grande interação com a comunidade, a sua alegria e satisfação de ter tido a graça de se tornar e aprender a ser padre nessa paróquia. Enalteceu a formação recebida por seus pais, presentes na celebração, e resumiu o momento de despedida em três palavras: Gratidão, por tudo o que viveu com intensidade nessa comunidade, Perdão, pelas falhas, como qualquer ser humano, possa ter cometido e Perseverança, que foi uma de suas principais características a qual deseja e pediu que a comunidade continue a ter juntamente com o novo pároco.

Todos sentirão muito a sua ausência e sentirão muitas saudades. Mas isso é a maior prova de que Pe. Márcio foi um divisor de águas nessa paróquia.

Pe. Márcio a partir de sua despedida da paróquia assume a reitoria do Seminário Diocesano além de outras importantes funções junto à cúria diocesana. Estará à frente da Pastoral Catequética Diocesana e de um projeto social na cidade de Lebon Régis.

A Paróquia Cristo Redentor será eternamente grata ao Pe. Márcio que, com muita ternura e paciência, foi o bom pastor de seu rebanho; com otimismo, liderança e sabedoria foi semeando nesta paróquia as sementes da fé, da união e da perseverança. Sementes estas que germinaram produzindo os frutos do amor que hoje alicerçam com firmeza essa comunidade de fé.

Com a saída de Pe. Márcio, assume como pároco o Pe. Leocir Valdir do Nascimento, mais conhecido como Pe. Valdir, vindo da Paróquia São Francisco de Assis, que tomará posse no próximo dia 9 de fevereiro, durante a Santa Missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Frei Severino Clasen, às 19h30, na igreja matriz Cristo Redentor.

Texto adaptado de Renato Vogel.

Veja Também

Comentários estão fechados.