Notícias de Caçador e Região

Outubro Rosa: Secretaria de Saúde inicia atividades de prevenção ao câncer de mama e colo do útero

A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Saúde, inicia ações de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, alusivo ao Outubro Rosa. Com isso, nesse mês, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher estará atendendo aos sábados, das 8h às 13h.

Ainda, no dia 22 de outubro, acontece o D, onde todas as Unidades Básicas de Saúde estarão atendendo das 8h às 17h.

“Também estaremos com o horário especial nos postos de saúde, para a realização de exame preventivo (papanicolau) durante a semana, atendendo as mulheres que trabalham em horário comercial”, afirma a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Marjuri Sgarbossa.

Além disso, a equipe da Saúde estará realizando palestras de orientações nas empresas de Caçador.  “Nosso intuito é enfatizar a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, principalmente na faixa etária de 50 a 69 anos, em que é recomendado a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. Quanto mais rápido o câncer é diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura”, complementa o secretário de Saúde, Roberto Marton.

“Precisamos ressaltar a importância do autoexame, para que possamos trabalhar com a prevenção em nosso município. O cuidado com a saúde deve ser sempre priorizado, por isso, não deixe para amanhã, faça o preventivo o quanto antes”, finaliza o prefeito Alencar Mendes.

Confira o cronograma especial de atendimento nas UBS: 

Municípios – nos dias 08 e 22, das 8h às 17h;

Bom Jesus – Atendimento todas as segundas-feiras, das 17h às 20h;

Martello – todos os dias, das 18h às 22h.

Nossa Senhora Salete  – todas às segundas-feiras, das 18h às 22h;

Bom Sucesso – todas as quartas-feiras,  até às 22h;

Rancho Fundo – nos dias 7,13,17 e 27, das 18h às 21h;

Santa Catarina – todos os dias, até às 20h;

Centro – nos dias 14 e 28, até às 19h;

Taquara Verde – 05 e 19; até às 20h.

Veja Também

Comentários estão fechados.