É importante falar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama o ano todo. Porém, é no mês de outubro, com a Campanha do ‘Outubro Rosa’ que as pessoas lembram de fazer os exames e de falar sobre o assunto entre amigos e familiares.
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que mulheres com idade a partir de 40 anos devem fazer o exame de mamografia anualmente. A médica cooperada da Unimed Caçador ,mastologista Dra. Fabiola Morosini, explica que a detecção primária da doença por meio de exames de rotina impacta positivamente na cura da paciente com o diagnóstico.
Ela destaca ainda que praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, ter o peso corporal adequado são alguns fatores que diminuem a probabilidade no desenvolvimento do câncer de mama. “Estudos indicam que manter hábitos saudáveis diminuem em 25% a chance de câncer”.
Fatores hormonais e genéticos implicam no surgimento de casos. De acordo com a médica, a mudança no estilo de vida, com consumo de alimentos ultraprocessados e o sedentarismo implicam no aumento de casos. Além disso, outro fator é a gravidez tardia. “Quanto mais tarde menstruar e mais cedo entrar na menopausa, menores são os riscos, onde há menos exposição hormonal. Mas hoje a situação foge do controle porque está acontecendo o contrário. Portanto, a questão de adotar hábitos saudáveis é uma decisão importante e que está ao alcance das pessoas para diminuir as chances de câncer”, orienta.
Outro alerta feito pela Dra. Fabiola é quando existem casos na família. Segundo ela, se um familiar teve câncer de mama aos 40 anos, a pessoa precisa fazer o rastreamento aos 30 anos. “Felizmente, no consultório, a maioria são de casos precoces, onde é maior a chance de cura”, revela, finalizando com um chamado para que as mulheres façam o diagnóstico precoce. “Eu sempre digo: Quanto antes melhor, por isso quanto mais cedo for o diagnóstico maior é a chance de cura”, encerra.
Saiba mais
O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia maligna mais comum no Brasil. Por ano, uma média de 60 mil mulheres são diagnosticadas com a doença. O Outubro Rosa veio para conscientizar a população sobre a importância do tratamento precoce e alertar para que as mulheres não deixem de fazer a mamografia a partir da idade com maior incidência.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.