Notícias de Caçador e Região

Outono começa e pode trazer geada já em março, diz Epagri/Ciram

O Outono de 2017, que iniciou às 07h29 desta segunda-feira, 20, não deve ter influência dos fenômenos El Niño e La Niño, segundo a previsão da Epagri/Ciram.

Em março, já há diminuição da chuva de verão e as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo as principais causadoras de chuva em Santa Catarina. A média climática de precipitação em março varia entre 120 mm e 140 mm no Meio Oeste e Planalto, e de 160 a 200 mm nas outras regiões. Em abril e maio, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 100 mm a 170 mm, no Estado.

Quanto à temperatura, de acordo com Epagri/Ciram, em março e abril chegam às primeiras massas de ar frio com formação de geada e nevoeiros em algumas localidades do Estado, sobretudo no Planalto Sul. Em maio, massas de ar frio intensas atingem o Sul do Brasil, deixando a temperatura mais baixa, por vezes com geada ampla em Santa Catarina.

“Mesmo assim, eventos prolongados de temperatura elevada (acima de 30°C) podem ocorrer, especialmente no mês de maio, caracterizando os veranicos. A amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima) marca a estação, ou seja os dias começam com temperatura mais baixa, que se elevam rapidamente no decorrer do dia, fazendo calor à tarde”, afirma a empresa.

Veja Também

Comentários estão fechados.