Search
Close this search box.

Os discos vertebrais e a ciática

Author picture

Compartilhe

OS DISCOS VERTEBRAIS E A CIÁTICA

(Do livro a Doença como Caminho)

 

Sob pressão, os discos intervertebrais cartilaginosos, em especial os que ficam na área lombar, são esmagados lateralmente e pressionados contra os nervos, o que provoca vários tipos de dor, como a ciática, o lumbago etc. o problema revelado por esses sintomas é o excesso de encargos assumidos pela pessoa. Quem carrega um fardo demasiado pesado nas costas e não se conscientiza desse estado sente a pressão do corpo como dores nos discos intervertebrais.

A dor obriga o ser humano a um maior descanso, pois todo movimento e atividade provocam dores. Muitas pessoas evitam fazer a necessária concessão ao descanso usando analgésicos que lhes permitam continuar exercendo livremente suas atividades rotineiras. Contudo, seria preferível que usassem a oportunidade para pensar com calma no motivo de terem assumido tantos compromissos a ponto de a pressão tornar-se insuportável. É claro que predispor-se a realizar cada vez mais implica uma sensação de superioridade e de atividade que tenta mascarar um sentimento de inferioridade. Esse sentimento é compensado através de suas ações.

Por trás de grandes esforços está sempre uma sensação de insegurança e um complexo de inferioridade. A pessoa que encontrou a si mesma não precisa realizar nada, ela é. Por trás de todas as maiores (e menores) ações e realizações da história mundial sempre há seres humanos impelidos à grandeza exterior devido ao seu complexo de inferioridade. Através de seus atos, eles querem demonstrar algo ao mundo, embora não exista de fato ninguém pedindo ou esperando essas justificativas, à exceção deles mesmos.

Desejam somente provar algo a si próprios, no entanto, coloca-se a questão: “provar o quê”? quem realiza muitas coisas deve logo indagar-se sobre os motivos de tantas realizações, a fim de que depois a desilusão não seja maior. Quem for honesto consigo mesmo sempre chegará à mesma resposta: estou fazendo tudo isso para ser reconhecido, para ser amado! De fato, a busca pelo amor é a única motivação conhecida para o esforço: no entanto, essa tentativa de obter amor sempre acaba em frustração, pois por esse caminho nunca se chega ao objetivo. O amor independe de objetivos; não é possível receber amor através de esforço. “Eu amarei você se me der dez milhões de reais”, ou então, “eu te amarei se você se tornar o melhor jogador de futebol do mundo”. Estas são exigências descabidas. O segredo do amor está justamente em sua incondicionalidade. Portanto, só encontramos o protótipo do amor no amor materno.

De um ponto de vista objetivo, o filho acarreta somente trabalho e desconforto à mãe. No entanto, as mães não acham isso, visto que amam seus bebês. Por quê? Não há resposta a essa pergunta. Se houvesse, não haveria amor. Todo ser humano anseia – consciente ou inconscientemente – por esse amor incondicional e puro, que vale por si mesmo e que não depende de nenhum tipo de exterioridade, que não depende de nenhum tipo de realização.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp