Agricultores das propriedades rurais da localidade de Maquinista Molina, no interior de Porto União, confirmam ter visto uma onça parda ou puma na vegetação nativa. Inclusive o animal vem atacando as ovelhas nestes locais.
A onça possuiu em torno de 60 quilos de puro músculo, garras cortantes e instinto de matadora; porém ninguém espera ser apresentado a ela assim, cara a cara, não é mesmo?
Moradora
Sofia Kocan Seroiska é moradora da localidade de Anta Gorda, interior de Porto Vitória. Ela vem em defesa do senhor João e Ademir Maria Martins, pai e filho, que inclusive são vizinhos dos pais de Sofia. “Eles já viram rastros de animal de grande porte na propriedade. Acredita-se que pode ser onça sim! As ovelhas que foram atacadas ficam fechadas próximas da residência do senhor João e vem amanhecendo sem vida”, afirma.
Na quinta-feira, 13, outra família da localidade relatou a Sofia uma situação semelhante. O alvo da vez foi a propriedade do senhor Antônio e Dirce Walek. “Eles também tiveram ovelhas abatidas durante a noite e há suspeita de que seja onça, pois as ovelhas apresentavam as mesmas características das ovelhas atacadas na propriedade do senhor João”, conta.
Sofia é professora da Escola Rural Municipal Santa Maria. Ela relata que na localidade de Santa Lídia também há desconfiança da presença de onças por lá. De longe, a comunidade avistou um animal de grande porte na vegetação nativa. “Certamente o felino vem para as propriedades rurais em busca de alimento. Cachorro não faz estrago deste tamanho ”.
Os felinos são considerados animais noturnos, costumam caçar à noite e dificilmente aparecem na cidade, pois preferem região de mata.
Os moradores estão preocupados afirmando que o felino está matando os animais das propriedades rurais; por isso pedem ajuda para órgãos ambientais, haja vista que se tratam de animais em extinção.