O Brasil goleou a Espanha nesta terça-feira, dia 6, e garantiu vaga na final do futebol feminino das Olimpíadas de Paris 2024. A Seleção está de volta à decisão olímpica após 16 anos. Na partida, as brasileiras venceram a campeã mundial por 4 a 2.
O próximo jogo, da final, está marcado para sábado, dia 10, às 12 horas (horário de Brasília), contra os Estados Unidos. Será a terceira vez que o Brasil enfrenta a seleção estadunidense em uma final.
O time brasileiro pressionou muito sem a bola e foi ágil para atacar. Um erro da Espanha permitiu o primeiro gol brasileiro, mas o time perdeu ótimas chances de ampliar até fazer o segundo, nos acréscimos do primeiro tempo. O terceiro gol surgiu na segunda etapa, num contra-ataque. Já no final, a Espanha descontou, mas ainda coube o quarto gol no fim. Ludmila, Gabi Portilho e Tarciane fizeram ótimas jogadas, também com boas defesas da goleira Lorena.
No último jogo, a Seleção derrotou a França com placar de 1 a 0. Além do desafio que as “donas da casa” representavam, o Brasil precisou se virar com os desfalques, incluindo Marta, expulsa no jogo contra a Espanha.
O Brasil volta a garantir uma medalha olímpica no futebol feminino, a terceira, após conquistar a prata em Atenas 2004 e Beijing 2008. Além disso, essa é a sexta edição Olímpica seguida com a seleção brasileira finalista no futebol – contando também as decisões masculinas de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020.