Notícias de Caçador e Região

OAB de Caçador realiza palestra com mulher venceu o câncer

A subseção da OAB de Caçador encerra nesta quinta-feira (29), o ciclo de palestras online e gratuitas alusivas ao Outubro Rosa. O ciclo de palestras terá sequência no próximo mês, referentes ao Novembro Azul. Nesta quinta-feira, será a vez da palestra intitulada “Força Rosa: Vencendo desafios, guerreira e vitoriosa”, com a embaixadora da Paz Mundial, que passou e superou o câncer de mama, Tania Gomez.

A moderação ficará sob a responsabilidade da advogada coordenadora da ESA Subseção de Caçador e professora Joice Luiza Flores de Matias. O evento terá início às 20 horas, é gratuito e não há necessidade de inscrição, basta acessar o canal no YouTube da OAB Caçador (youtube.com/channel/UCXeHwzey3SwJ4O9cdmgeFtQ).

De acordo com a advogada Joice Luiza Flores de Matias, a palestrante da noite, possui como missão conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e o alerta para o diagnóstico precoce. “A Tania é uma voz para que as mulheres tenham o apoio no enfrentamento de suas dificuldades, é uma voz para a população na conscientização em relação ao câncer, por isso, estamos ansiosos para o evento de quinta-feira”, comentou.

A “Jornada Outubro Rosa e Novembro Azul”, conta com o patrocínio da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Associação Atlética do Curso de Medicina, cursos de medicina, direito e psicologia da UNIARP, Rede Feminina de Combate ao Câncer, BPW e CONDIM.

Sobre a palestrante: Tania Gomez recebeu o diagnóstico de câncer de mama, em fevereiro de 2001. Passou por tratamento e venceu o câncer, desde então, disposta a enfrentar todas as adversidades que surgem, procura passar a experiência para que o câncer deixe de ser uma sentença de morte para milhões de pessoas no mundo e para mostrar que viver é uma possibilidade mesmo depois do câncer. Entre as diversas ações que desenvolve, é a idealizadora do “Chaveiro da Vida”, reconhecido mundialmente na Polônia, em 2009, no Congresso Internacional de Pacientes, e que só tem me dado alegrias. Trata-se de um recurso didático que utiliza o modelo construtivista para levar a mensagem da prevenção do câncer de mama e que tem efeito multiplicador. O Chaveiro da Vida foi desenvolvido para despertar as mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Significado do chaveiro: Quando o tumor apresenta o tamanho representado pela primeira bolinha, pode ser identificado na mamografia. Quanto menor o nódulo, menos agressivo é o tratamento e maior a possibilidade de cura. Se o nódulo apresenta um tamanho maior, como na segunda parte do chaveiro, pode ser identificado quando é realizado o autoexame. No terceiro momento está a mulher que raramente faz seus exames (mamografia, autoexame e exame clínico). O nódulo diagnosticado é maior, mais agressivo e com menor possibilidade de cura. O coração representa a luta para vencer o câncer, enquanto estiver pulsando, há vida e esperança.

Programação das palestras online Outubro Rosa
TEMA: Cada mulher é diferente, mas todas precisam de autoexame!

Dia 29 de outubro (quinta-feira)
20h Palestra Online: Força Rosa: Vencendo desafios, guerreira e vitoriosa com a embaixadora da Paz Mundial e vencedora do câncer de mama, Tania Gomez.

Moderadora: Joice Luiza Flores de Matias (Coordenadora da ESA Subseção de Caçador).

Programação das palestras online Novembro Azul
TEMA: Novembro azul: a gente precisa tocar nesse assunto!

Dia 05 de novembro (quinta-feira)
20h Palestra Online: Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Próstata com o médico urologista Ricardo Rigo Bürkle.

Moderadora: Andresa Alves Pereira (Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção de Caçador).

Dia 19 de novembro (quinta-feira)
20h Palestra Online: Direitos do Portador de Câncer com o advogado Especialista em Direito Médico, Wilson Knoner Campos.

Moderador: Douglas Klabunde (Secretário da OAB Subseção de Caçador).

 

Veja Também

Comentários estão fechados.