A separação dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do país foi abordado em Palavra Livre na Câmara Municipal de Caçador. Na sessão dessa terça-feira (20), Rogério Kunz apresentou os ideais do Movimento O Sul é Meu País, sua história e ações em seus 24 anos de existência. O objetivo é fazer uma pesquisa de opinião através do voto voluntário no dia 1º de outubro.
De acordo com os organizadores do movimento, a proposta de separação se dá pelas diferenças que o Sul apresenta do restante do país. “A iniciativa visa viabilizar a emancipação política e administrativa dos três estados do sul do Brasil em uma nação soberana, de forma pacífica e democrática. A ideia é buscar o que há de melhor no mundo e aplicar na nova forma de governo e administração dos três estados”, destaca Rogério Kunz.
Após o resultado da pesquisa – caso positivo – os organizadores pretendem buscar ajuda de organizações ligadas a ONU para fazer um plebiscito para que seja feita uma votação válida e então a separação seja oficializada. Mais informações através dos endereços www.plebisul.org e www.sullivre.org