Notícias de Caçador e Região

O maior raio do mundo ocorreu bem próximo de SC

Esse raio ocorreu há dois anos, mais precisamente no dia 31 de outubro de 2018. Ele cruzou a divisa do nosso Estado com o Rio Grande do Sul. Só que dentro das cidades da parte norte gaúcha. Nesta semana a Organização Meteorológica Mundial (OMM) homologou esse recorde.

Para vocês terem ideia, um raio normalmente alcança boas distâncias, especialmente quando não alcançam o solo ficando de nuvem para nuvem. Só que normalmente é na casa de 100 km.

O MAIOR DE TODOS

No entanto, esse raio percorreu incríveis 709 kms. Para terem ideia, é quase a distância entre as capitais Porto Alegre e Curitiba. Este megaraio teve origem na região de Misiones, Argentina indo até o Atlântico passando por todo o Norte gaúcho.

Abaixo temos a ramificação total desse megaraio por uma imagem de satélite. Percebemos toda a sua extensão e que alguns ramos passaram por cidades catarinenses do Oeste.

NOVA TECNOLOGIA

Esse registro só foi possível pelo avanço das novas tecnologias na tentativa de monitoramento de raios. Só assim está sendo possível medir a extensão e a duração dos raios. Segundo a OMM instrumentos como mapeadores geoestacionários de raios (GLMs) nos satélites GOES-16 e 17 são ferramentas usadas.

O PERIGO

Raios são muito perigosos levando a óbitos pelo mundo inteiro. Segundo a OMM a ocorrência de um rio em 1975 no Zimbábue matou 21 pessoas que estavam em busca de um abrigo.

Com informações NSC Total 

Veja Também
Comentários
Loading...