Início / Colunas / Adelcio Machado dos Santos / O Magistério da Educação Básica II – Por Adelcio Machado dos Santos

O Magistério da Educação Básica II – Por Adelcio Machado dos Santos

Santos (2004) procura traçar o perfil do professor competente, estabelecendo uma série de características que esse profissional deve possuir na área do currículo, na área pedagógica, na área de gestão de sala de aula e relacionamento interpessoal e na área escolar.

Na área do currículo, o professor necessita de: conhecimento do conteúdo, pois para ensinar é essencial saber; familiaridade com o escopo e seqüência das atividades nas áreas de estudo e disciplinas.

Em outras palavras, a integração horizontal e vertical do currículo escolar como início da visão interdisciplinar e mesmo transdisciplinar; visão global do currículo e dos princípios de sua organização, para que o professor não se torne uma figura isolada; visão integrada e dinâmica do currículo em relação à realidade,

Por conseguinte, o que vai ser ensinado deve estar associado a uma expectativa de aplicação prática e corresponder a algo que possa ser real; perspectiva interdisciplinar, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem não é construído com a eficácia desejada, caso o olhar do professor seja fragmentado. (SANTOS, 2004).

Em relação à área pedagógica tem-se que o profissional da educação necessita de habilidade para efetuar o planejamento pedagógico, esclarecendo os objetivos que devem ser alcançados no desenvolvimento dos conteúdos.

O professor deve ter habilidade para empresar uma variedade de estratégias pedagógicas, de acordo com as necessidades dos educandos, bem como habilidade para combinar técnicas pedagógicas com o estilo de aprendizagem do aluno.

Ademais disso, deve exibir a habilidade de usar uma variedade de técnicas de avaliação dos alunos, visto que um só tipo pode induzir a erros que acabam por comprometer o futuro de um aluno. (SANTOS, 2004).

Na área de gestão de sala de aula e relacionamento interpessoal é função do professor desenvolver a habilidade de controlar a disciplina dos alunos em sala de aula.

Também as seguintes habilidades devem fazer parte da caracterização do profissional da educação nessa área: habilidade de dar feedback construtivo; habilidade de motivar os alunos e mobilizar sua atenção; habilidade de diagnosticar necessidades de aprendizagem e propor soluções; habilidade de identificar estilos de aprendizagem e orientar adequadamente o aluno; habilidade de manejar tensão e conflito e vencer obstáculos; habilidade de compreender o ponto de vista do aluno e a dinâmica de grupo de sua turma. (SANTOS, 2004).

Por fim, na área escolar, Santos (2004) afirma que o licenciado competente deve ter habilidade para desenvolver trabalho em equipe, porquanto se os próprios docentes sentem dificuldade de trabalhar em equipe com seus pares, não terão a capacidade de ensinarem seus alunos a administrar o trabalho em conjunto.

Em suma, o professor competente também é capaz de perceber a relação entre o trabalho de sua turma e o contexto da escola e de escutar e compreender o ponto de vista dos colegas e pais.

 

REFERÊNCIAS

MARQUES, Mario Osório. Aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. 2. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.

SALGADO, Maria Umbelina Caiafa. A formação de professores: um grande desafio. In: Conferências Fórum Brasil de Educação. Brasília: CNE, UNESCO Brasil, 2004, p. 189-212.

SANTOS, Clóvis Roberto dos. Educação escolar brasileira: estrutura, administração, legislação. São Paulo: Pioneira, 1999.

________, Clóvis Roberto dos. Ética, moral e competência dos profissionais da educação. São Paulo: Avercamp, 2004.

________, Clóvis Roberto dos. O gestor educacional de uma escola em mudança. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Sobre Adelcio Machado dos Santos

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina; Reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.. Diretor do Meio Oeste da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO). Tesoureiro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET/SC).

Veja também

A polêmica do Horário do Comércio e as ações da Infraestrutura – Por Marcio Cordeiro

Horário do Comércio Chegou ao nosso conhecimento que nos últimos dias ocorreu uma fiscalização do …