Notícias de Caçador e Região

O lazer na civilização atual – Por Adelcio Machado dos Santos

53

 

Com o advento da sociedade industrial, o lazer passou a ganhar importância como pólo oposto ao trabalho, isto é, tendo tempo livre reivindicado com a redução da jornada laboral. Os estudos que retratam sobre lazer, permitem distinguir duas orientações; uma considera o lazer relacionado a sistema de valores e ideologia, e outra que se preocupa com o lazer em relação à cultura, à política, à família, à mulher, à juventude, à religião, e, sobretudo, ao trabalho.

A mutação de atividade proporciona uma recomposição das energias para enfrentar novamente o trabalho. A nova sociedade pré-industrial identifica o ócio como uma prerrogativa de grande necessidade para o bem-estar do homem moderno. O lazer pode ser considerado formação social.

A estratificação constitui ingrediente importante das sociedades modernas, e o lazer adotado pelas pessoas é influenciado por sua classe ou condição social, embora alguns possam argumentar que esta influência é atualmente menor do que no pretérito.

O crescimento das organizações de lazer contribuiu para modelar a forma como a maior parte das pessoas goza de seu lazer. Um aspecto característico das sociedades industriais reside em que a escassez de alimentos cedeu lugar à escassez de tempo, com implicações especiais para o comportamento diante do lazer.

A humanidade vive atualmente na Era da Informação, em um mundo que se aprende, de forma gradativa, a encurtar distâncias e redimensionar o tempo. O cotidiano das pessoas está, sucessivamente, sendo transformado com a inclusão de produtos que permitem a comunicação com qualquer parte do planeta quase que instantaneamente. Em real, as pessoas recebem, por meio da televisão notícias do que está acontecendo em todos os cantos do planeta; pelo telefone, sobretudo, e pela Internet, são enviadas mensagens, possibilitando a interação imediata com quem está do outro lado da linha. E essas experiências de “viagens realizadas sem sair de casa” abrem os horizontes e criam intercâmbios e trocas que de forma direta interferem no modo de vida das pessoas.

Hoje em dia, os acontecimentos locais são influenciados de forma direta por algo vivenciado por povos do outro lado do mundo. O tempo livre dessas comunidades, assim como também o seu cotidiano, é bombardeado através dos meios de comunicação que vendem sonhos de consumo. Por meio desses estímulos, a viagem televisiva vai tomando forma pelo meio das idealidades que fazem crescer a perspectiva quanto à realização do desejo de conhecer outros lugares, outras gentes, outras culturas.

Veja Também
Comentários
Loading...