Notícias de Caçador e Região

Novos pontos de ônibus já estão sendo instalados, nos bairros de Caçador 

Os novos pontos serão adaptados a cada tipo de passeio, de acordo com a largura e o declive das ruas

Os novos pontos de ônibus já estão sendo instalados, nos bairros de Caçador, pela Prefeitura de Caçador. Divididas em etapas, as instalações contemplam 40 pontos neste primeiro momento, sendo que, até o final do ano, a expectativa é de se chegar a 100 pontos.  

A criação do layout dos novos pontos contou com a validação através de um protótipo, que foi instalado ao lado da UPA. A cobertura para os 100 primeiros pontos é uma doação de uma empresa, de Caçador. “Verificamos as necessidades de mudanças, de acordo com aquele ponto e, agora, com as alterações necessárias, vamos iniciar a instalação”, destacou o diretor de Pesquisa e Inovação, Alexandre Schermach.

Os novos pontos serão adaptados a cada tipo de passeio, de acordo com a largura e o declive das ruas. “Existem diversos fatores que levamos em consideração para que pudéssemos chegar a este modelo. Ouvimos os usuários do transporte coletivo, motoristas dos ônibus e, baseado na experiência deles, buscamos adaptar da melhor forma para dar conforto e comodidade para que vai utilizar”, explicou a presidente do IPPUC, Karina Pompermayer.  

Como a aquisição foi feita através de uma licitação, houve uma padronização de todos os pontos para que pudessem ser produzidos no mesmo tamanho e formato. “Em alguns locais, os passeios são muito estreitos e a cobertura não pode avançar a rua, já que os ônibus podem bater com o retrovisor. Mas, é um modelo que proporciona um conforto aos que utilizam o transporte público, além de ser viável sustentável e economicamente”, finaliza Alexandre.  

Além deste trabalho, foi realizado um estudo ponto por ponto, em toda a cidade de Caçador e se verificou a necessidade em cada local. A lista, dos primeiros 40 pontos, é baseada nos pedidos de moradores e dos presidentes dos bairros.  

“Estamos apenas no início de um trabalho para atender toda a demanda de Caçador. Mas, é o primeiro passo em um aspecto que nossa população não era atendida há muitos anos e que aos poucos viemos viabilizando e agora iniciamos as instalações”, completa Karina. 

Depois da instalação destes pontos, a Prefeitura irá divulgar nova lista com os outros que também serão instalados.  

“A Secretaria de Infraestrutura atua com três equipes. Uma que monta os pontos de ônibus, outra que instala e a terceira que vai começar a atuar assim que o cimento estiver bem seco. Esta vai sinalizar com pinturas e placas para facilitar o trânsito para motoristas e pedestres. Em alguns locais, não há passeio público e nós estamos construindo uma base diferenciada. Temos meta, também, de instalarmos 6 passeios por semana”, afirma o secretário de Infraestrutura, Amarildo Tessaro. 

Veja Também
Comentários
Loading...