Os novos pontos de ônibus já estão sendo instalados, nos bairros de Caçador, pela Prefeitura de Caçador. Divididas em etapas, as instalações contemplam 40 pontos neste primeiro momento, sendo que, até o final do ano, a expectativa é de se chegar a 100 pontos.
A criação do layout dos novos pontos contou com a validação através de um protótipo, que foi instalado ao lado da UPA. A cobertura para os 100 primeiros pontos é uma doação de uma empresa, de Caçador. “Verificamos as necessidades de mudanças, de acordo com aquele ponto e, agora, com as alterações necessárias, vamos iniciar a instalação”, destacou o diretor de Pesquisa e Inovação, Alexandre Schermach.
Os novos pontos serão adaptados a cada tipo de passeio, de acordo com a largura e o declive das ruas. “Existem diversos fatores que levamos em consideração para que pudéssemos chegar a este modelo. Ouvimos os usuários do transporte coletivo, motoristas dos ônibus e, baseado na experiência deles, buscamos adaptar da melhor forma para dar conforto e comodidade para que vai utilizar”, explicou a presidente do IPPUC, Karina Pompermayer.
Como a aquisição foi feita através de uma licitação, houve uma padronização de todos os pontos para que pudessem ser produzidos no mesmo tamanho e formato. “Em alguns locais, os passeios são muito estreitos e a cobertura não pode avançar a rua, já que os ônibus podem bater com o retrovisor. Mas, é um modelo que proporciona um conforto aos que utilizam o transporte público, além de ser viável sustentável e economicamente”, finaliza Alexandre.
Além deste trabalho, foi realizado um estudo ponto por ponto, em toda a cidade de Caçador e se verificou a necessidade em cada local. A lista, dos primeiros 40 pontos, é baseada nos pedidos de moradores e dos presidentes dos bairros.
“Estamos apenas no início de um trabalho para atender toda a demanda de Caçador. Mas, é o primeiro passo em um aspecto que nossa população não era atendida há muitos anos e que aos poucos viemos viabilizando e agora iniciamos as instalações”, completa Karina.
Depois da instalação destes pontos, a Prefeitura irá divulgar nova lista com os outros que também serão instalados.
“A Secretaria de Infraestrutura atua com três equipes. Uma que monta os pontos de ônibus, outra que instala e a terceira que vai começar a atuar assim que o cimento estiver bem seco. Esta vai sinalizar com pinturas e placas para facilitar o trânsito para motoristas e pedestres. Em alguns locais, não há passeio público e nós estamos construindo uma base diferenciada. Temos meta, também, de instalarmos 6 passeios por semana”, afirma o secretário de Infraestrutura, Amarildo Tessaro.