Notícias de Caçador e Região

Novo vírus da gripe encontrado na China tem ‘potencial pandêmico’

Um novo tipo do vírus da gripe com potencial de causar uma pandemia foi identificado na China, segundo um novo estudo. Os autores da pesquisa dizem que essa linhagem surgiu recentemente e tem os porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos.

A preocupação maior é que com o fato de a linhagem poderia sofrer uma mutação ainda maior e se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e desencadear assim um surto global.

A nova linhagem de gripe identificada na China é semelhante à da gripe suína de 2009, que foi a última gripe pandêmica que o mundo enfrentou. O vírus da gripe suína, chamado A/H1N1pdm09, agora é combatido pela vacina que é aplicada anualmente.

Qual é o perigo?

O vírus, que os pesquisadores chamam de G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas. Foram descobertas evidências de infecção recente em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína na China.

As vacinas contra a gripe atuais não parecem proteger contra isso, embora possam ser adaptadas, se necessário. Portanto, medidas para controlar o vírus em porcos e monitorar de perto as populações trabalhadoras devem ser rapidamente implementadas, conforme os cientistas.

Com informações ND Online

Veja Também
Comentários
Loading...