A formação de um novo ciclone extratropical traz nova instabilidade climática para Santa Catarina. Alertas de chuvas com rajadas de ventos foram emitidos pela Defesa Civil neste início de semana. Frio intenso também está previsto e, combinado com os outros fenômenos, a probabilidade de neve para o Estado aumenta.
Enquanto na segunda-feira (15) as temperaturas podem atingir a casa dos 33°C, a aproximação de uma frente fria, no decorrer dos dias, faz com que o clima oscile no Estado.
Essa instabilidade climática que deve atingir Santa Catarina, nesta semana, contribui para a ocorrência de neve em algumas regiões. O fenômeno precisa estar aliado ao tempo instável e baixas temperaturas, o que deve acontecer entre quinta (18) e sexta-feira (19), segundo a Defesa Civil.
Caso a previsão se confirme, essa será a segunda neve em Santa Catarina de 2022. Em maio, durante o outono, o fenômeno foi registrado pela primeira vez na Serra catarinense.
Instabilidade durante a semana
Áreas de instabilidade em Santa Catarina provocam temporais isolados com rajadas de vento de até 60 km/h, segundo boletim da Defesa Civil desta segunda-feira. A chuva deve iniciar nas cidades de divisa com o Rio Grande do Sul e se propagar nas demais regiões ao longo de terça-feira (16).
Também há a chance de descargas elétricas e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências associadas aos temporais é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa abaixo.
A previsão é de rajadas de vento com intensidade moderada em todo o Estado, entre 15 km/h e 30 km/h. Nas áreas em amarelo do mapa abaixo, as rajadas podem atingir até 65 km/h, o que traz risco moderado para ocorrências.
Já nas áreas em verde, as rajadas variam entre 40 km/h e 50 km/h, com risco baixo para ocorrências. Conforme o órgão estadual, esse tipo de comportamento do tempo é uma condição típica pré-frontal, que antecede a passagem de uma frente fria.
Novo ciclone extratropical
A formação de um novo ciclone extratropical próximo do Estado, assusta os cidadãos que ainda não se recuperaram da passagem do último, na semana passada. No entanto, o meteorologista Piter Scheuer, tranquiliza e garante que o fenômeno ficará em segundo plano. O destaque mesmo vai para o frio intenso.
Na última semana, o ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina causou estragos em diversas regiões. Cerca de 10 municípios declararam situação de emergência e outros se mobilizaram para conter o prejuízo.
Segundo o meteorologista, o contraste entre a baixa pressão que se encontrará em alto mar e o centro de alta pressão, forma uma “pista de ventos”, mais conhecida como minuano. Sua formação se dará entre quinta e sexta-feira, e facilitará o ingresso de ventos de 70 a 80 km/h na faixa Leste de Santa Catarina.
Com informações ND Mais