Nove municípios de Santa Catarina vão ter eleições híbridas este ano, com dois métodos para identificação do eleitor, informou o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SC). Isso significa que haverá quem votará pelo sistema da biometria ou pelo método tradicional. Nesta sexta-feira (20), o TRE-SC enviou a relação dos municípios ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Terão eleições híbridas Balneário Camboriú e Camboriú, no Litoral Norte, Botuverá, Guabiruba e Brusque, no Vale do Itajái, e Corupá, Garuva, Itapoá e Jaraguá do Sul, no Norte do estado.
Biometria não obrigatória
Esses municípios tiveram cadastramento biométrico não obrigatório entre 2015 e 2016. De acordo com a coordenadora de eleições do TRE-SC, Patricia Sardá, “os eleitores dessas cidades que compareceram aos cartórios para realizar alguma atualização cadastral já realizaram a biometria”.
Cerca de 27 mil eleitores desses municípios fizeram o cadastro biométrico. Jaraguá do Sul é o que tem o maior número de pessoas que realizaram a biometria: pouco mais de 8 mil pessoas, o que representa 7% dos eleitores da cidade. Esses poderão usar a identificação biométrica nas próximas eleições.
Na proporção do eleitorado do município, Itapoá é o que aparece na frente, com 25% dos eleitores cadastrados na biometria, o que equivale a 3.450 pessoas. O segundo lugar é de Garuva, com 16,5% dos eleitores com cadastro biométrico.
Mesmo quem realizou a biometria precisar levar documento original com foto no dia da votação. “A identificação biométrica é um adicional, que autentifica a identificação e garante a segurança das eleições, e não substitui o processo de identificação por documento do eleitor”, ressaltou Patrícia Sardá.