Notícias de Caçador e Região

Nove municípios de SC terão eleição com dois métodos de identificação

Nove municípios de Santa Catarina vão ter eleições híbridas este ano, com dois métodos para identificação do eleitor, informou o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SC). Isso significa que haverá quem votará pelo sistema da biometria ou pelo método tradicional. Nesta sexta-feira (20), o TRE-SC enviou a relação dos municípios ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

adesao_biometria_4 (1)

Terão eleições híbridas Balneário Camboriú e Camboriú, no Litoral Norte, Botuverá, Guabiruba e Brusque, no Vale do Itajái, e Corupá, Garuva, Itapoá e Jaraguá do Sul, no Norte do estado.

Biometria não obrigatória
Esses municípios tiveram cadastramento biométrico não obrigatório entre 2015 e 2016. De acordo com a coordenadora de eleições do TRE-SC, Patricia Sardá, “os eleitores dessas cidades que compareceram aos cartórios para realizar alguma atualização cadastral já realizaram a biometria”.

Cerca de 27 mil eleitores desses municípios fizeram o cadastro biométrico. Jaraguá do Sul é o que tem o maior número de pessoas que realizaram a biometria: pouco mais de 8 mil pessoas, o que representa 7% dos eleitores da cidade. Esses poderão usar a identificação biométrica nas próximas eleições.

Na proporção do eleitorado do município, Itapoá é o que aparece na frente, com 25% dos eleitores cadastrados na biometria, o que equivale a 3.450 pessoas. O segundo lugar é de Garuva, com 16,5% dos eleitores com cadastro biométrico.

Mesmo quem realizou a biometria precisar levar documento original com foto no dia da votação. “A identificação biométrica é um adicional, que autentifica a identificação e garante a segurança das eleições, e não substitui o processo de identificação por documento do eleitor”, ressaltou Patrícia Sardá.

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.