Notícias de Caçador e Região

Nove alunos da rede municipal de Rio das Antas são eleitos para o primeiro ano do projeto Vereadores Mirins

A Câmara Municipal de Rio das Antas instituiu o programa “Vereador Mirim”. A ideia partiu da atual presidente, Luciana Bodanese (MDB), com o intuito de despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e a sua comunidade. “Além disso, nosso objetivo é integrar com o Poder Legislativo a responsabilidade de despertar a ética, a cidadania, valores reflexivos e reais para uma sociedade e criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista da cidadania, em um processo de contínua aprendizagem”, completou Luciana.

Os participantes do projeto são alunos matriculados no ensino fundamental regular da rede municipal de ensino de Rio das Antas do 6º ao 9º ano, com idade máxima de 15 anos completos no ano da legislatura.

“Para esse primeiro ano do projeto, se inscreveram 27 candidatos, sendo eleitos os 9 mais votados, com mais 9 suplentes”, explicou Luciana.

Os eleitos nessa primeira legislatura mirim são: Kauan Rodrigues Martiol, Joana Helena Soligo, Rafaela Scolaro, Julio César de Ramos Moreira, Gabrielly Spiering Campolim, Kemily Raiara Antunes Souza, Maria Eduarda Stefaniak, Isabel Adam e João Vitor Ribeiro da Silva. Já os suplentes são: Geovani Luiz Bertoldi, Kamilly Vitoria Carlim Rodrigues, Kauan Maffioletti do Prado, Nayara Vitoria de Lima, Luiz Carlos Domingues Ribeiro Ramos, Maria Regina Zapellaro, Guilherme Pierdoná, Carlos Daniel Gonçalves Vicente e Amanda Isabeli Prigol.

Mensalmente, eles participarão de sessões com duração de 2 horas, sendo 1 hora para formação, contendo palestras, dinâmicas e cursos sobre oratória, empreendedorismo, tecnologia e inovação e constituição, por exemplo. “E na outra hora se dará a prática legislativa em sua essência, ou seja, a elaboração de indicações, reuniões de comissões, votações de projetos de lei e o uso da tribuna”, finalizou Luciana.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.