Search
Close this search box.

Vídeo: Família precisa de auxílio

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Silmara Ribeiro de Souza tem 31 anos e é moradora de uma pequena e precária casa na rua Luiz Tortatto, no bairro Nossa Senhora Salete, em Caçador. Ela é mãe de 4 filhos, mas um deles é o que inspira mais cuidados.

O pequeno Kailan, que completou 9 anos recentemente, teve um diagnóstico, ainda bebê, de microcefalia. “Ele só começou andar e falar quando tinha 5 anos”, contou a mãe.

Por causa desta doença, Kailan desenvolveu outras como câncer, epilepsia, retardo no desenvolvimento dos ossos e cirrose hepática, devido aos medicamentos fortes. Todos os dias, o menino necessita de uma dieta especial por causa destes problemas de saúde.

O marido, Vanderlei dos Santos, sofre de câncer na próstata, no rim e no estômago e isso impede-o de trabalhar e sustentar a família. Mesmo assim, com muito esforço, ele faz “bicos” para conseguir dinheiro.

Empregado até um ano atrás, Vanderlei foi mandado embora da empresa quando os responsáveis souberam da doença. De lá para cá, ele tentava na Justiça uma forma de benefício para auxiliar na aquisição dos remédios. Isso talvez se concretize no mês que vem, quando novos exames serão realizados e Vanderlei poderá ser apto a receber os medicamentos.

Por isso, mesmo com o filho doente e que precisa de cuidados 24 horas por dia, Silmara ainda trabalha como diarista uma vez por semana para ampliar a pequena renda da família. Kailan recebe o Benefício de Proteção Continuada, que chega a pouco mais de R$ 700,00 por mês.

Outro grande problema da família é com a moradia. Apesar de muito limpa e bem cuidada, a estrutura da pequena casa está em condições precárias. As paredes estão fracas e o telhado apresenta vários problemas. “Quando chove, temos que nos recolher em um canto da casa para não nos molharmos”, disse Silmara.

Problemas jurídicos e burocráticos criados pelos tios depois da morte da mãe de Silmara deixam uma insegurança a respeito de quanto tempo ela ainda poderá morar no local. Como trata-se de herança, partes do terreno estão sendo pleiteadas pelos parentes. “Aqui ainda consta como área rural, mas já pagamos IPTU”, disse.

Preocupada apenas com o bem-estar da família, Silmara quer melhorar a pequena casinha no mesmo lugar. “Quero dar um lar digno aos meus filhos”, explicou.

Uma amiga ajudando

O caso de Silmara veio à tona depois que a fotógrafa Néia Domingos Chelest, amiga da família, iniciou uma campanha e divulgou através do Facebook. O objetivo é construir uma nova casa para Silmara, o marido e os filhos. “Conheci a Silmara há seis anos no quarto do hospital porque meu filho João estava internado e a filha dela, Isadora, também e me comovi com a situação”, contou.

Mas, na época, a situação de Silmara era melhor. “O marido dela podia trabalhar e a mãe morava perto, o que facilitava para cuidar do Kailan”, contou Néia.

Néia foi embora da cidade e quando retornou, há cerca de 3 meses, resolveu visitar a amiga e teve uma surpresa desagradável. “Cheguei aqui e vi como ela estava, como a família estava e resolvi ajudar”, disse.

Silmara confidenciou a Néia o seu sonho: “Um telhado novo pra não entrar água em dias de chuva na sua casa e um Fusca para ela se locomover com o marido e filhos”.

“Quando o Kailan passa mal ou preciso levar ele ao médico ou mesmo quando meu marido precisa fazer o tratamento, não temos meio de se locomover e, muitas vezes, nem dinheiro para o ônibus”, contou Silmara, afirmando que a família já teve um carro, mas teve que ser vendido para a compra de medicamentos.

O objetivo de Néia agora é abrir uma conta no banco para as doações em dinheiro. Enquanto a conta não está aberta, quem estiver interessado em fazer qualquer doação para ajudar a família, seja com roupas, calçados, materiais de construção ou alimentos, pode entrar em contato com o Portal Notícia Hoje, através dos fones (49) 8406-4005/3563-7416 (das 13h às 19h), pelo e-mail [email protected] ou com Néia através do telefone (49) 9810-7290.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp