O handebol brasileiro segue no lugar mais alto do pódio. Desta vez, a Seleção Juvenil Masculina garantiu a supremacia nas Américas, ao conquistar o título do Pan-Americano da categoria, neste sábado (5), em Buenos Aires, na Argentina. Diante dos donos da casa, a equipe comandada pelo técnico Ivan Maziero, o Macarrão, se saiu muito bem e fechou o placar em 23 a 18 (11 a 8 no primeiro tempo). Com isso, o Brasil garantiu também a vaga para a disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China.
O caçadorense Gabriel Ceretta Junga (E.C. Pinheiro/SP), foi um dos destaques da seleção e escolhido o melhor armador direito da competição e melhor da partida final. Depois de um desafio tão grande, o grupo conseguiu fazer bons jogos nesta competição, mesmo com a torcida contra e o poderio do adversário. Dominou o jogo o tempo todo. Além da importância do título, garantir a única vaga do continente para os Jogos Olímpicos da Juventude foi uma grande conquista, pois valia vaga para à China.
A competição foi disputada em sistema de pontos corridos e o Brasil terminou invicto, depois de passar por Paraguai, Chile, Venezuela e Uruguai.
Resultados
Brasil 36 x 13 Paraguai
Brasil 28 x 21 Chile
Brasil 36 x 25 Venezuela
Brasil 39 x 17 Uruguai
Brasil 23 x 18 Argentina
Seleção Juvenil Masculina
Armadores – André Gonçalves de Lima Amorim (ADI/Slice/FMEL/Itajaí-SC), Eduardo Santos da Costa Moreira (Vila Olímpica Manoel Tubino-RJ), Gabriel Ceretta Jung (EC Pinheiros-SP), Gabriel Oliveira Sanchez (EC Pinheiros-SP), Patrick André Toniazzo Lemos (ASHB/Sorriso/Sicredi-MT) e Vinícius Souza dos Anjos (AE Gol de Mão/Campo Limpo Paulista-SP).
Pontas – Fernando Pereira Leite (EC Pinheiros-SP), João Victor Cardoso da Silva (ASM/Fecam/Handecam/Campo Mourão-PR), Pedro Paulo Alves Júnior (FAE Blumenau/FMD-SC) e Rodrigo Barroso Vieira (ASM/Fecam/Handecam/Campo Mourão-PR).
Pivôs – Gabriel Oliveira dos Santos Gondim (Santa Mônica/Beija Flor-RJ) e Márcio Alan da Silva Naildo (ACEU/Univali/FMEBC-SC).
Goleiros – Marcos Vinícios Colodeti (Assoc. Cariaciquense de Esportes-ES) e Rangel Luan da Rosa (ACEU/Univali/FMEBC-SC).
Centrais – Leonardo Abrahão Silveira (EC Pinheiros-SP) e Lucas Daniel Rodrigues (Alto do Paraná Handebol-PR).