Search
Close this search box.

NOTA OFICIAL: Exame de laboratório certificado pelo LACEN atestou positivo para coronavírus de paciente de Caçador

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Diante da grande repercussão após a confirmação do primeiro caso de COVID 19 em Caçador, a Secretaria Municipal de Saúde e o serviço de Vigilância Epidemiológica vem por meio desse fazer as seguintes considerações:

– Na data de 06/04/2020 após ter sido enviado material para realização de exames para COVID-19, foi emitido um laudo POSITIVO para caso notificado de coronavírus em Caçador através do laboratório Hermes Pardini, de Minas Gerais, que é certificado pelo Laboratório Central (LACEN).

Conforme as recomendações, técnicas, uma vez o resultado seja positivo, não é necessário fazer a contraprova.

Além disso, a partir da confirmação de um teste para COVID-19, todas as medidas foram redobradas pela equipe de profissionais da Secretaria de Saúde, baseadas nos protocolos nacional, estadual e da OMS, como o isolamento de familiares e demais contatos diretos, com o objetivo de diminuir risco de contágio.

O seguimento da investigação epidemiológica com exames laboratoriais foi dado aos contatos do paciente positivo como orientado pelos protocolos, sendo realizados testes rápidos sorológicos (diferentes dos exames de rRT-PCR do Lab. Hermes Pardini) em alguns e biologia molecular em outros selecionados. Porém, dentro das limitações de cada teste, estes foram negativos para COVID-19.

Tais resultados não invalidam o diagnostico inicial e as condutas tomadas pela Vigilância frente ao primeiro resultado positivo, uma vez que o rRT-PCR é considerado “padrão ouro” para o diagnóstico.

Este caso tomou proporções negativas e desencontradas depois que áudios, de supostos familiares, “revelavam” a identificação da pessoa internada e seus contatos. Tal identificação nunca foi declarada pela Vigilância Epidemiológica de Caçador, pois o trabalho deste órgão sempre foi e será pautado em princípios éticos.

A preocupação, neste momento, é preservar vidas e evitar o contágio da população. Por isso, todas as medidas necessárias foram e continuarão sendo tomadas, no sentido de que as pessoas sejam atendidas e protegidas. A responsabilidade das autoridades da Saúde e a população é reciproca. “Contamos, com a colaboração de todos”.

Dar audiência para boatos, é alimentar a discórdia e desdenhar a ciência e a postura das autoridades que buscam incansavelmente o bem-estar da população.

“Repudiamos qualquer tentativa oportunista de angariar notoriedade valendo-se do sofrimento de famílias que tem seus entes queridos em situação de vulnerabilidade, bem como, qualquer forma de preconceito e segregação das pessoas”.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp