Search
Close this search box.

No Oeste, prefeito é preso por corrupção passiva

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Polícia Civil prendeu Nédio Antônio Cassol, de 61 anos, prefeito do município de Nova Erechim, no Oeste de Santa Catarina, em decorrência de um mandado de prisão cumprido na manhã desta sexta-feira, dia 1º.

Segundo o delegado Arthur Lopes, que presidiu as investigações, a prisão é fruto da conclusão de dois inquéritos policiais que apuravam atos ilícitos do prefeito. O secretário municipal Valdecir Solivo também é investigado.

Nédio foi indiciado por crimes de corrupção passiva, aplicação indevida de verba pública e crime de afastamento de licitante, em razão da solicitação de propina a empresários que mantinham contratos de serviços licitados com o município.

Mesmo após os indiciamentos, de acordo com o delegado, o prefeito permaneceu coagindo testemunhas e verbalizando ameaças.

Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, já que o chefe do Executivo tem a prerrogativa de foro privilegiado.

Também foram deferidas medidas cautelares em desfavor de Valdecir Solivo, secretário municipal, com proibição de manter contato com a vítima e testemunhas e suspensão do exercício das funções públicas. Ele foi indiciado e denunciado como coator do crime de aplicação indevida de verba pública.

Crimes

Na primeira investigação, o Ministro Público denunciou Nédio Antônio Cassol pela prática do crime de corrupção passiva majorada, e, em concurso com Valdecir Solivo, nas sanções do crime de responsabilidade de aplicação indevida de verba pública.

Já o segundo inquérito policial resultou na denúncia de Nédio pela prática dos crimes de concussão e coação no curso do processo, bem como nas sanções do crime contra as licitações de afastamento de licitante.

O prefeito foi encaminhado para o Presídio Regional de Chapecó, onde ficará à disposição da Justiça. As defesas de Nédio e Valdecir ainda não foram localizadas para falar sobre o caso.

Com informações Oeste Mais 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp